Reportagem: Raquel Barakat
Nesta semana, a Defesa Civil de Ita jeito iniciou a convocação da população de determinados bairros para reuniões sobre o plano de contingência sobre inundações, já que se aproxima o período de maior volume de chuvas.
A agente da Defesa Civil, Kessiane Nunes, explicou sobre a apresentação do plano. “A gente apresenta um pouquinho de como funciona o nosso sistema de monitoramento, e nesse sistema, a gente consegue receber alerta de fenômenos que vão acontecer antecipadamente. A gente passa essas informações tanto para populares que moram em regiões de risco quanto para os comerciantes. A gente fala sobre como agir em caso de enchente ou alagamento”.
Segundo a agente, o plano foi desenvolvido por vários engenheiros da defesa civil, monitorando diversos pontos da cidade. Questionada sobre as últimas chuvas e nível do Rio Itabirito, Kessiane informou que tudo está sob controle. “No mês de outubro e novembro, tiveram algumas chuvas fortes e ocorreu também alguns alagamentos tanto na região central quanto na Carioca. No Rio Itabirito, a gente teve na cabeceira um nível mais alto, mas a gente consegue ter uma previsão bem antes e repassar uma informação com antecedência para a população, mas o rio está bem controlado”.
De acordo com a agente Kessiane Nunes, é importante que haja adesão dos moradores para que entendam como funciona o plano de contingência desenvolvido pelo departamento, para que todos se informem, em caso de emergência como proceder e quem acionar em primeiro lugar.
O plano de contingência fica disponível na Câmara dos Vereadores, para quem tiver interesse em aprofundar melhor sofre o assunto. As próximas reuniões serão no dia 03, para os comerciantes, na ACE, e para moradores dos bairros São Geraldo e região, no dia 05, todas às 19h.