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Robô criado por servidores de Itabirito promete agilizar processos de auditoria e fiscalização no município

Robô criado por servidores de Itabirito promete agilizar processos de auditoria e fiscalização no município

Lumen foi anunciado na última segunda-feira. Imagem: Prefeitura de Itabirito

Por: Victória Oliveira

A Prefeitura de Itabirito desenvolveu um robô próprio, com o objetivo de tornar alguns dos processos internos mais eficientes e seguros. Chamado de Lumen, que significa “luz”, o sistema foi criado pela Controladoria-Geral do Município para automatizar etapas de auditoria e avaliação de risco em parcerias com organizações da sociedade civil. Na prática, o robô ajuda a identificar possíveis problemas com mais agilidade e reduz a chance de erros humanos.

A nova ferramenta, anunciada na última segunda-feira (23), foi desenvolvida com base em conhecimentos adquiridos por servidores municipais em uma capacitação da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. O Lumen foi criado usando a plataforma Power Automate, da Microsoft, e já está sendo utilizado para avaliar dados de entidades que firmam convênios com a Prefeitura.

Segundo Rangel Marçal, auditor do Controle Interno e responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, o robô realiza automaticamente todo o processo de análise de risco das organizações: coleta dados, cruza informações de diversos sistemas e entrega relatórios prontos. “Isso gera economia de tempo, melhora a qualidade das análises e aumenta a segurança na tomada de decisões”, afirma.

Esse tipo de análise é essencial especialmente antes da assinatura de parcerias entre o município e instituições da sociedade civil, como ONGs e associações que recebem recursos públicos para executar projetos sociais, culturais, educacionais ou esportivos. Também é utilizado em auditorias internas e revisões periódicas, como forma de acompanhar a regularidade das entidades já conveniadas. Dessa forma, é possível agir preventivamente e evitar contratos com instituições que apresentem riscos jurídicos, financeiros ou operacionais.

Entre as informações analisadas estão dados cadastrais das entidades (como CNPJ e atividade principal), registros na Ouvidoria, certidões negativas em órgãos de controle, presença em portais da transparência, além de possíveis processos judiciais em andamento e histórico de responsabilizações. De acordo com a prefeitura, essa iniciativa é uma prova de que tecnologia, capacitação e visão estratégica podem transformar a administração pública.

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