O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Vereadora de Ouro Preto cobra providências urgentes sobre casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Vereadora de Ouro Preto cobra providências urgentes sobre casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Imagem: Reprodução / Por: Marcos Delamore

A crescente no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em Minas Gerais, gerou um alerta para o município de Ouro Preto. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), até o momento, foram registradas 29.723 internações e 438 mortes em decorrência da doença, no Estado. Diante desse cenário e buscando evitar o agravamento do quadro epidemiológico local, a vereadora Lílian França (PP) protocolou uma representação oficial cobrando providências imediatas e articuladas entre as esferas municipal, estadual e federal.

O Governo de Minas Gerais decretou Situação de Emergência em Saúde Pública em diversas cidades do estado, deixando clara a necessidade de soluções rápidas e planejadas por parte dos municípios mineiros. A cidade histórica de Ouro Preto, embora não esteja inserida oficialmente nos protocolos de emergência, sente os primeiros reflexos na rede municipal de saúde, em função do crescimento de consultas e exames médicos por doenças respiratórias.

O documento, elaborado pela parlamentar, busca salientar as medidas de emergência estudadas e aplicadas para conter o avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave e da COVID-19 no município, em meio ao intenso trânsito de visitantes. A vereadora, também, reivindica o envio de insumos, testes diagnósticos, reforço técnico e recursos financeiros para melhorar a infraestrutura sanitária e os atendimentos da rede pública de saúde.

“Ouro Preto recebe, diariamente, centenas de visitantes e, com a chegada do

outono e inverno, as doenças respiratórias tendem a se agravar. Precisamos de um plano claro, eficaz e que considere nossa condição de cidade turística. A resposta tem que ser agora, antes que a situação se torne insustentável”, afirmou a parlamentar.

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio das campanhas de vacinação, amplia as ações que visam proteger a saúde da população e impedir o aumento de casos de doenças respiratórias na cidade. O Dia D de Vacinação contra a Gripe acontecerá no sábado, 10 de maio, das 8h às 16h, em diversos pontos da cidade. A faixa-etária do público a ser atendido se inicia em 6 meses de idade.

Confira os pontos de vacinação em Ouro Preto:

Para receber as doses dos imunizantes, o público deverá se deslocar para uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou um dos pontos de apoio do município. Todas as UBS e a UPA Dom Orione terão as vacinas disponíveis.

A vacinação, nos postos de saúde, funciona de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada unidade. Já a UPA Dom Orione, de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 17h.

● Policlínica Municipal – Rua Mecânico José Português, 240 – São Cristóvão

● Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo – Rodovia dos Inconfidentes, KM 74 – Cachoeira do Campo.

Vale ressaltar que a apresentação do Cartão de Vacinas é obrigatória no momento da aplicação do imunizante.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni