Imagem: Ascom CMOP
Reportagem: Lucas Porfírio
Na noite da última terça-feira (19), a Câmara Municipal de Ouro Preto concedeu o título de “Cidadania Honorária” ao procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior. A honraria tem o objetivo de reconhecer pessoas que contribuem para a sociedade e para o desenvolvimento da cidade histórica.
Dr. Jarbas Soares Júnior, natural de Montes Claros, atuou como promotor de Justiça na Comarca de Ouro Preto entre 1990 e 1992. Durante esse período, contribuiu para a proibição do trânsito de veículos pesados no centro histórico da cidade. Atualmente, ele trabalha em prol de pautas ligadas à cultura e ao patrimônio por meio de projetos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), sempre com atenção especial à antiga Vila Rica.
Para o homenageado, receber a honraria foi motivo de grande alegria. “Posso dizer que esperei 32 anos por esse título. […] Por aqui, a história de minha família começou, quando meu bisavô chegou de Portugal no Século XIX e, agora, em 2024, seu bisneto aqui volta para se tornar o ouro-pretano que sempre foi”, destacou o procurador.
A concessão do título foi proposta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Renato Zoroastro, e aprovada em maio deste ano por meio da Resolução nº 624/2024. “A gente aguardou o processo eleitoral passar para que a gente pudesse realizar essa cerimônia. […] A cidadania honorária não é só um título, não é só uma homenagem. É o carinho, é o amor, é o reconhecimento, é entender que Ouro Preto é nossa cidade, é nosso chão”, afirmou Zoroastro.
A solenidade também contou com a presença dos vereadores Kuruzu e Lílian França, do presidente da Câmara, Zé do Binga, do prefeito Angelo Oswaldo, do promotor de Justiça do Ministério Público de Ouro Preto, Dr. Flávio Jordão, do procurador do município, Dr. Diogo Ribeiro dos Santos, e do chefe de gabinete do Executivo, Dr. Zaqueu Astoni Moreira.
Representando o povo de Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo parabenizou o agraciado. “Eu tenho testemunhado ao longo dos anos essa profunda ligação do Dr. Jarbas Soares com a cidade de Ouro Preto. A cidade o sensibiliza como um espaço histórico, singular no território de Minas Gerais e do Brasil, mas também como um território afetivo”, disse o prefeito.