Imagens: Marcos Delamore
Por: Marcos Delamore
A cidade de Ouro Preto recebeu, no dia 26 de abril, a 8ª Conferência da Cidade, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O evento contou com a presença do Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), da vice-prefeita, Regina Braga, do secretário de Governo, Yuri Assunção, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, de professores, entidades sindicais, coletivos sociais e demais autoridades.
Organizada pela Secretaria Municipal de Governo, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a conferência viabilizou a participação da sociedade civil na formulação de propostas e realização de avaliações sobre as formas de execução das políticas públicas de desenvolvimento urbano e das suas áreas estratégicas. O evento foi uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em outubro deste ano.
O secretário de Governo, Yuri Assunção, ressaltou a importância da conferência e o interesse em promover um espaço para o diálogo e construção coletiva de políticas públicas.
“É muito importante discutirmos políticas públicas para a cidade de Ouro Preto que nós queremos. Sabemos que são muitos os desafios de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e alinhar isso em equilíbrio com o desenvolvimento que é necessário. A mensagem que a gente traz é de que todos tenhamos uma escuta ativa nessa conferência. Que possamos criar propostas ousadas e ter o compromisso coletivo de fazer encaminhamentos para subsidiar as próximas etapas”, declarou.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, comentou os passos para a construção de um plano de desenvolvimento urbano para a cidade de Ouro Preto.
“A 8ª Conferência da Cidade de Ouro Preto é um espaço de diálogo e construção coletiva, que representa mais do que um rito institucional, representa a oportunidade concreta de refletirmos e debatermos, juntos, os nossos desafios locais, que deverão ser levados para a conferência estadual, que, por sua vez, alimentará a Conferência Nacional das Cidades para construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano, baseado em pilares que buscam caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, mencionou.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou os objetivos da conferência para o município mineiro. “Buscamos, na 8ª Conferência da Cidade de Ouro Preto, uma cidade inclusiva, moderna, dinâmica, acessível e aberta para todos e todas. Todos os fatores contribuem para que possamos aprimorar, cada vez mais, o planejamento urbano do município, tanto na cidade, para uma vida compatível ao que todos nós desejamos, quanto no campo, perfeita para valorizar o imenso potencial que Ouro Preto nos oferece”, afirmou.
Além de painéis sobre o tema central do evento e sobre a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, a programação contemplou trabalhos em grupos, com contribuições para a revisão do Plano Diretor, e uma plenária final para votação das propostas do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano e eleição de delegados para representar Ouro Preto na conferência estadual.