Imagem: Reprodução Saneouro
Por: Victória Oliveira
A Prefeitura de Ouro Preto anunciou, na última segunda-feira, a reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque da Lagoa, no bairro de mesmo nome, no distrito de Cachoeira do Campo.
O espaço era gerenciado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), mas já não funcionava há anos. Após uma ação fiscalizadora, a Saneouro vai revitalizar o espaço e passar a utilizá-lo. A expectativa é que, em um prazo de oito meses, a estação passe a tratar 4,2 litros de esgoto por segundo.
“Uma extensa área urbana de Cachoeira do Campo, na Vila Alegre, vai ser atendida agora. Já existe a coleta, mas não tinha tratamento, e nós estávamos perdendo aqui vários ribeiros, vários córregos por conta disso, mas agora uma grande estação volta”, explicou o prefeito Angelo Oswaldo. Ele também ressaltou que se trata de um grande avanço para o distrito e que o trabalho envolveu esforços de vereadores e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vantuir Silva (Avante), afirmou que o plano de reativação está sendo colocado em prática após muitas queixas da comunidade e cobranças de seus representantes no legislativo: “A gente cobrou a Saneouro, nós fizemos visita aqui no ano passado e agora está acontecendo a revitalização”. Ele também revelou que uma visita foi feita à Rua do Café e que o próximo passo será a coleta de esgoto nesse local, para tratamento na “nova” estação.
Já a vereadora Lilian França (PP), reforçou a importância dessa reativação para a saúde da comunidade: “Uma luta antiga que vem somar com a Saúde Única, que é a saúde do meio ambiente, a saúde humana, uma das maiores necessidades de nós, mães família, de donas de casa”.