Imagens: Marcos Delamore
A cidade de Ouro Preto é a única do Estado de Minas Gerais a contar com esses equipamentos de Geofísica
Por: Marcos Delamore
Nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, no auditório da Prefeitura Municipal, foi realizada a cerimônia de entrega de equipamentos pela Gerdau à Defesa Civil de Ouro Preto. O encontro contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), do secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, de representantes da Gerdau e de membros da Defesa Civil.
A parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e a empresa produtora de aço viabiliza o monitoramento e ações preventivas contra deslizamentos, movimentos de solo e demais desastres naturais. A iniciativa visa identificar e conter as áreas de riscos geológicos e promover a segurança da população ouropretana.
A preocupação com a segurança é o principal ponto analisado pelo prefeito Angelo Oswaldo. “Nossa Defesa Civil fica ainda mais instrumentalizada para agir com competência e eficácia no controle da situação do solo urbano de Ouro Preto. Com esses equipamentos de geofísica e com a nossa equipe competente da Defesa Civil, poderemos conhecer profundamente a situação e detectar qualquer possibilidade de movimentação do solo”, declarou o prefeito.
De acordo com o secretário Moisés dos Santos, os equipamentos doados vão dar melhores condições para os estudos prévios em possíveis intervenções no município. “Hoje é um dia muito importante para a Defesa Civil, um passo muito importante que demos com a parceria entre a Gerdau e o nosso município, através da Secretaria de Segurança e Trânsito. Recebemos esses equipamentos que irão nos auxiliar e muito, para que possamos realizar um estudo e um diagnóstico antecipado, e prevenir”, relatou o secretário.
O gerente de geotecnia da Gerdau, Rodrigo Rodrigues, destacou a parceria com a Prefeitura e diz que a participação no projeto inovador de avaliação do subsolo de Ouro Preto, com o foco na segurança das pessoas, é um dos valores da instituição Gerdau. “Estamos empenhados na segurança das pessoas do município”, afirmou.
O reforço para a Defesa Civil de Ouro Preto faz com que o órgão seja o primeiro do Estado a ter à disposição a tecnologia para as decisões que visam reduzir os problemas geotécnicos do município. Para Luiz Henrique Cardoso, engenheiro geológico da Defesa Civil, destaca que os recursos irão ajudar a Defesa Civil a investigar e interpretar as inconformidades das estruturas dos solos da região. “A gente pode agir com a proposta de prevenção e, consequentemente, estaremos preservando vidas, que é o objetivo principal da Defesa Civil”, apontou Luiz.