O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

CRAS e UBS de Antônio Pereira realizam parceria nos atendimentos

CRAS e UBS de Antônio Pereira realizam parceria nos atendimentos

UBS de Antônio Pereira. Imagem: Google Street View

Por: Amanda de Paula Almeida

Em uma medida que visa integrar cuidados relacionados à saúde e à assistência social da comunidade de Antônio Pereira, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) formalizaram uma parceria inédita no distrito.

A partir desta parceria, serão oferecidas oficinas e rodas de conversas semanais abertas para toda população às quartas-feiras, a partir das 13h30, no CRAS. O foco das atividades são a saúde feminina e saúde mental de toda população que, cabe ressaltar, vem enfrentando questões com a descaracterização da barragem Doutor. Outro objetivo da parceria é facilitar os encaminhamentos de usuários entre as redes.

Saúde em Antônio Pereira

Recentemente, a comunidade de Antônio Pereira obteve outra conquista relacionada à saúde pública do município com a ampliação do horário de atendimento e a implementação de uma sala de estabilização na UBS Antônio Pereira. A mudança começou oficialmente a partir do dia 10 de março, quando a UBS de Antônio Pereira passou a funcionar todos os dias das 7h às 19h.

De acordo com entrevista do secretário de saúde do município de Ouro Preto, Leandro Leonardo de Assis Moreira à Assessoria Técnica Independente do Instituto Guaicuy, a medida trará mais conforto para população do distrito que “não precisará mais se deslocar para serviços de urgência em outra cidade ou até mesmo para Ouro Preto”. Além disso, a farmácia também funcionará 12 horas por dia e a UBS conta com equipe própria para atendimentos de urgência e emergência.

CRAS Antônio Pereira. Imagem: Prefeitura de Ouro Preto/ Divulgação

A integrante da Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira e do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, Helena Rocha Ferreira, destacou ao Instituto Guaicuy a importância das pessoas atingidas terem espaço de fala nos equipamentos municipais de debate sobre políticas públicas: “Então, assim, é de vital importância que tenha nesses conselhos, não só no Conselho da Saúde, mas também no Conselho do Codema, que é do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e tantos outros conselhos, é que tenham pessoas da comissão de atingidos nos conselhos municipais para que possa, com propriedade, levar os problemas e discutir esses problemas, trazendo para o distrito as políticas públicas que atendam às necessidades do distrito, que com certeza são diferentes das necessidades, das demandas de outros distritos que não são atingidos pela mineração, que não são atingidos inclusive por barragem de rejeito de mineração”.

Com informações do Instituto Guaicuy

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni