No início do mês, Mariana decretou estado de emergência em saúde pública para conter o surto de de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil
Por: Amanda de Paula Almeida
A Unidade Básica de Saúde Centro I, que funciona no prédio do Previne, começa a funcionar em horário estendido, atendendo até às 21h. A orientação do prefeito Juliano Duarte é para que as pessoas com sintomas leves procurem a unidade, a farmácia do PREVINE também contará com o funcionamento da farmácia no mesmo horário.
A Unidade Pronto Atendimento (UPA) do município também está recebendo reforço de equipe. Com a inclusão de mais um pediatra, agora são nove médicos em atuação, além de um novo profissional de enfermagem para triagem dos atendimentos. A recomendação é que somente os casos mais graves sejam encaminhados para UPA, enquanto sintomas leves sejam tratados nas UBS de referência.
As medidas visam conter o surto de de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que levou o estado de Minas Gerais e Mariana a decretarem situação de emergência em saúde pública. Somente nos primeiros cinco meses de 2025, o estado de Minas Gerais somou 438 óbitos por SRAG e 7.487 pessoas já foram hospitalizadas, de acordo com o Painel SRAG Hospitalizado.
“Essas ações vão garantir mais suporte e qualidade no atendimento à população. Reforço a importância de procurar a unidade adequada para cada tipo de sintoma e sigo comprometido em manter a saúde como prioridade em nossa gestão”, finalizou o prefeito.