O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
2 min

Prefeitura de Mariana amplia funcionamento do PREVINE até 21h para conter avanço de síndrome respiratória

Prefeitura de Mariana amplia funcionamento do PREVINE até 21h para conter avanço de síndrome respiratória

No início do mês, Mariana decretou estado de emergência em saúde pública para conter o surto de de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Imagem:  Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Amanda de Paula Almeida

A Unidade Básica de Saúde Centro I, que funciona no prédio do Previne, começa a funcionar em horário estendido, atendendo até às 21h. A orientação do prefeito Juliano Duarte é para que as pessoas com sintomas leves procurem a unidade, a farmácia do PREVINE também contará com o funcionamento da farmácia no mesmo horário.

A Unidade Pronto Atendimento (UPA) do município também está recebendo reforço de equipe. Com a inclusão de mais um pediatra, agora são nove médicos em atuação, além de um novo profissional de enfermagem para triagem dos atendimentos. A recomendação é que somente os casos mais graves sejam encaminhados para UPA, enquanto sintomas leves sejam tratados nas UBS de referência.

As medidas visam conter o surto de de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que levou o estado de Minas Gerais e Mariana a decretarem situação de emergência em saúde pública. Somente nos primeiros cinco meses de 2025, o estado de Minas Gerais somou 438 óbitos por SRAG e 7.487 pessoas já foram hospitalizadas, de acordo com o Painel SRAG Hospitalizado.

“Essas ações vão garantir mais suporte e qualidade no atendimento à população. Reforço a importância de procurar a unidade adequada para cada tipo de sintoma e sigo comprometido em manter a saúde como prioridade em nossa gestão”, finalizou o prefeito.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni