O Liberal
Últimas Noticias
Newsletter
3 min

Patrimônio natural de Ouro Preto é destaque em programa da Globo

Patrimônio natural de Ouro Preto é destaque em programa da Globo

Imagem: Rede Globo/Reprodução

Por: Marcos Delamore

O programa Esporte Espetacular, da emissora Globo, exibiu, no último domingo (6), uma reportagem especial sobre a prática esportiva, o turismo e a tradição cultural de Ouro Preto, a partir das margens do Rio das Velhas, principal responsável pelo abastecimento de água de Ouro Preto, distritos e da capital mineira Belo Horizonte. A preservação do patrimônio natural em Ouro Preto favorece a realização e o desenvolvimento de esportes em um trecho sem poluição.

A incursão da equipe de jornalismo da Rede Globo teve início em uma das nascentes do Parque Natural Municipal das Andorinhas e visitou cenários turísticos e culturais da Rotas Jaguara, Rotas do Ouro e Turismo Sustentável (Roots). Além disso, os distritos de São Bartolomeu, Glaura e Acuruí, e a Floresta Uaimii e a Serra do Gandarela também foram percorridos.

O Parque das Andorinhas, em Ouro Preto, é uma Unidade de Conservação (UC) de recursos ambientais, com uma área de extensão superior a 500 hectares, e que abrange duas nascentes do Rio das Velhas. O espaço, rico em belezas naturais, atrai visitantes, esportistas e turistas, aliando a preservação ambiental e os esportes, como: mountain bike, corrida de montanha, highline, escalada, caiaque, natação, e outras atividades.

A produção jornalística foi produzida pela Luciana Machado, da equipe da emissora, e é fruto de uma parceria entre o Projeto Caboclo D’Água e da Associação Sumo da Terra. Algumas das modalidades são oferecidas pelo Instituto Arjon.

O secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, comentou o trabalho de preservação no município. “Seguimos cuidando do Rio das Velhas, do Uaimii, das Velhas Tribos. Trabalho feito a várias mãos, numa gestão verde. Seguimos trabalhando”, declarou.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto, Pedro Rodrigues, destacou o Parque Natural Municipal das Andorinhas como um espaço para todos e sua relevância para a cidade histórica. “Eu falo que o grande clube do Ouro Pretano acaba sendo o Parque das Andorinhas”, citou. Ele ainda acrescentou: “Ouro Preto pulsa natureza, história e futuro”, afirmou.

O trajeto desenvolvido pela equipe passou pela Barragem Rio das Pedras e foi finalizado em uma descida de 12 km pelo Rio das Velhas. Outro destaque da reportagem foi a produção de doces em São Bartolomeu. A produção das iguarias é patrimônio imaterial de Ouro Preto e tem quase três décadas de história.

A série especial da Rede Globo, que percorreu 65 km do Rio das Velhas, para retratar as belezas naturais do município de Ouro Preto e as práticas esportivas nos espaços naturais, dispõe de dois episódios. O segundo vai ao ar na manhã do próximo domingo, dia 13 de abril.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni