O cordão de girassol deve ser da cor verde e estampado de girassol da cor amarela. Imagem: AMANF/ Divulgação
Por: Amanda de Paula Almeida
A partir desta quarta-feira (26), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Mariana disponibilizarão o cordão girassol, um símbolo que identifica pessoas com deficiências ocultas. A iniciativa, anunciada pelo prefeito Juliano Duarte (PSB), tem como objetivo garantir atendimento prioritário e diferenciado a esses cidadãos.
O cordão contém informações como nome do usuário, número do CID (Classificação Internacional de Doenças) e a UBS de origem. A medida está prevista na Lei Municipal nº 3.675/2023, que assegura o direito a pessoas com impedimentos de longo prazo — sejam eles mentais, intelectuais ou sensoriais — que possam limitar sua participação plena na sociedade.
Pessoas com o cordão girassol têm direito ao atendimento prioritário e serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e imediato à pessoa com deficiência oculta em repartições públicas, empresas prestadoras de serviço público e em estabelecimentos privados. Entretanto, a utilização do cordão de girassol não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência oculta, caso seja solicitado.
Interessados e aptos a adquirir o cordão devem ir até a UBS correspondente do seu bairro com documento de identidade e relatório médico. O cordão será disponibilizado de forma gratuita para a população. A medida, que estava suspensa desde junho do ano passado, agora será de forma regular.
Cordões já estão disponíveis para demanda nas UBS do município. Imagem: Captura de Tela/Redes Sociais
A lei municipal que regulamenta o cordão em Mariana é de autoria do Juliano Duarte que reafirma seu empenho com a saúde marianense: “Reafirmo o compromisso com a implementação de políticas públicas eficientes e parabenizo em nome da secretária Marilene, toda a sua equipe pelo trabalho na ampliação do acesso aos serviços de saúde”, declara.