Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
Um homem foi detido, na noite do último sábado (16), por crime de ato obsceno, após se masturbar dentro de um ônibus na cidade histórica de Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
O veículo da linha intermunicipal, da empresa Transcotta, seguia para o município de Ouro Preto, no momento do ocorrido. Uma das passageiras, que percebeu a ação do indivíduo, advertiu o suspeito sobre sua conduta inadequada, mas ele manteve o seu comportamento, deixando inclusive um preservativo cair no chão do ônibus.
Posteriormente ao ser notificada, a motorista tomou iniciativa de intervir na situação e acionou a Polícia Militar. A condutora interrompeu a rota da viagem e permaneceu com o veículo parado e fechado até a chegada dos agentes de segurança.
Na presença de duas testemunhas, a PM encaminhou o homem até a Delegacia da Polícia Civil, situada em Ouro Preto, para formalizar um boletim de ocorrência. Em seu relato, o suspeito nega a atitude imprópria.
O Código Penal Brasileiro classifica como crime a prática de atos obscenos em locais públicos e prevê pena de três meses a um ano de detenção ou multa para o infrator. Em casos cuja pena não ultrapassa dois anos, o Juizado Especial Criminal assume a responsabilidade de atuar e instaurar as medidas cabíveis.
As investigações da Polícia Civil e apurações sobre o caso ocorrido no transporte coletivo intermunicipal entre Mariana e Ouro Preto seguem em andamento.