O Programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa do Governo Federal. Imagem: Redes Sociais/ Juliano Duarte
Por: Amanda de Paula Almeida
Com agenda em Betim, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, em conjunto com o secretário municipal de Educação, Fabrício Bicalho, anunciaram que a Escola Municipal Dom Luciano foi contemplada no primeiro edital do Governo Federal para receber o Programa Mais Ciência na Escola.
O Programa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com financiamento do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa prevê um investimento total de R$ 100 milhões e visa promover o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas.
O investimento recebido por Mariana de R$ 100 mil será destinado a um laboratório de robótica que contará com uma cortadora a laser, uma impressora 3D, uma televisão, oito notebooks, kits iniciantes com vários livros e equipamentos de informática e robótica voltados à tecnologia da informação.
Além disso, dez alunos e um professor da Escola Municipal Dom Luciano serão selecionados para receber uma bolsa remunerada por oito meses. Juliano ressaltou que a prefeitura está estudando a possibilidade de ampliar o programa para mais escolas do município para que os alunos tenham a oportunidade de aprender mais sobre informática e robótica.
O prefeito de Mariana destacou a importância do projeto para a cidade: “Esse investimento representa um grande avanço na promoção da ciência dentro das nossas salas de aula e seguiremos firmes no compromisso de fortalecer a educação pública e preparar nossos estudantes para o futuro”.
O programa visa promover o acesso à tecnologia da informação. Imagem: Freepik