Evento aconteceu em Passagem de Mariana. Imagem: ONG Cãodomínio / Por: Amanda de Paula Almeida
No último domingo (4), aconteceu o Almoço Beneficente “Tropeiro pelos Animais Resgatados”, no espaço Casa da Árvore, em Passagem de Mariana. O evento teve como objetivo arrecadar fundos para apoiar o trabalho de ONGs e defensores autônomos que atuam no resgate e cuidado de animais abandonados.
Recursos para os animais
A protetora dos animais, organizadora do evento e funcionária do Canil Municipal (CAA), Iêda Priscila Gomes, ressaltou que a expectativa de público foi atingida e que no total foram arrecadados R$ 11 mil brutos que, após dedução dos custos operacionais, resultou no valor líquido de R$ 7,5 mil que são distribuídos igualmente entre protetores e organizações que atuam no resgate e cuidado de animais abandonados na região.
Todo ganho será revertido para os animais resgatados. Imagem: ONG Cãodomínio
Os valores arrecadados serão revertidos em medicamentos, consultas e atendimentos para animais resgatados. “Cada marmita vendida se transformou em medicamentos, consultas e atendimento para os [animais] resgatados”, explicou a organizadora. Ainda não há um levantamento oficial sobre o número de animais em situação de rua na região, mas a falta de dados é apontada por Iêda como uma dificuldade para a realização de políticas públicas mais efetivas.
ONG’s e participação do público
A programação do evento contou com música ao vivo, brinquedos para as crianças, tendas com produtos de ONGs e apoiadores da causa, além de opções vegetarianas e venda de bebidas à parte. “Tivemos um número significativo de participantes, e as crianças puderam brincar livremente, inclusive com a cachorrinha Lili, que fez a alegria do evento”, relatou a organizadora Iêda.
A organização enfrentou obstáculos logísticos, mas contou com uma rede de voluntários e parceiros. “Os desafios são voltados para a parte funcional, de fazer acontecer um evento desta magnitude. Porém, tivemos muitos voluntários que apoiaram a causa, o que possibilitou a efetivação”, destacou Iêda. Além de contar com o apoio dos protetores independentes da região, Gislene Peixoto e com as ONG´s AOPA, Cãodomínio e AUmigos, autoridades públicas das duas regiões também deram suporte à iniciativa. “Tivemos apoio do Prefeito da cidade [Juliano Duarte], o que fez toda diferença na organização do evento. Além de vereadores e apoiadores da Causa animal das duas cidades [Mariana e Ouro Preto]”
Futuro do Projeto
A equipe planeja repetir a ação, mantendo o formato e buscando melhorias. Para quem deseja ajudar, Iêda orienta: “É muito importante que todos estejam comprometidos com a causa, que realmente querem se envolver com cada detalhe. As pessoas que querem contribuir podem procurar protetores e os grupos que participaram do evento para saber como podem ajudar na causa animal e nos eventos que são realizados”.
Iêda também ressaltou a importância da mobilização: “Mariana cresceu muito na questão animal, mas é preciso investir mais em educação, conscientização sobre os direitos e cuidados com os animais, assim como na verificação e punição dos autores que cometem crimes contra os animais. Sabemos que os problemas encontrados na causa animal são complexos e, em muitos casos, precisará de várias gestões para melhorar significativamente a situação dos animais. Mas é preciso começar, como está sendo feito pela atual gestão de Mariana”, finaliza.
Equipe presente no evento. Imagem: ONG Cãodomínio