Por Maria Clara Bispo
A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Centro de Acolhimento de Animais (CAA), lança a campanha Abril Laranja, um mês inteiramente dedicado à conscientização e prevenção da crueldade contra os animais.
Você sabe o que é o abril laranja?
Iniciada pela ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais, em tradução livre), o abril laranja tem o objetivo de alertar a população sobre os maus-tratos e conscientizar de que os animais precisam ser cuidados com respeito, amor e proteção.
Durante o mês de abril, destaca-se a importância da educação e da adoção consciente, além de incentivar ações que combatam o abandono e a violência contra animais. A campanha também reforça o cumprimento das necessidades básicas e direitos dos animais, como determinado no artigo 6° da Lei Municipal n° 3.409/202: “A guarda responsável de animais domésticos implica em respeitar as necessidades essenciais para suas sobrevivências dignas, resguardados, sempre, os seus direitos”.
É importante lembrar que os maus-tratos não se limitam apenas à agressão física. Ações que colocam em risco a integridade emocional dos animais, como negligência, estresse, falta de cuidados veterinários, também se configuram como crueldade.
De acordo com o princípio do bem-estar animal, todo pet tem direito de:
Viver livre de fome, sede e má nutrição;
Estar livre de dor, injúria e doenças;
Estar livre de desconforto;
Viver livre de medo e estresse;
Expressar o seu comportamento natural.
Presenciou alguma situação suspeita de maus-tratos? Ligue para o número 153 e faça uma denúncia. Sua atitude pode salvar uma vida!