Imagem: Guarda Municipal de Ouro Preto
Por: Marcos Delamore
No dia 26 de março, os autores do ato de vandalismo na Igreja de São Francisco de Paula, no bairro São Cristóvão, foram identificados e direcionados à Delegacia da Polícia Civil por cometer dano ao patrimônio histórico de Ouro Preto.
A ocorrência
Na tarde desta quarta-feira (26), um casal foi flagrado pichando a lateral esquerda da Igreja de São Francisco de Paula, com a frase: “Ame Deus, não ame, a Igreja”. Logo após a infração, eles foram vistos deixando o local em um carro. O zelador da igreja e uma testemunha, ao tomar ciência do ocorrido, formalizaram um registro oficial, para que as investigações das forças de segurança do município tivessem início.
A Secretaria de Segurança e Trânsito e a Guarda Civil Municipal, por meio de câmeras de segurança, verificaram a identidade do casal e rastrearam o trajeto do veículo. O carro foi localizado pelos agentes na rodoviária do distrito de Cachoeira do Campo. Durante as buscas pessoais no interior do automóvel, a Guarda Municipal encontrou a lata de spray utilizada durante o vandalismo e porções de drogas.
O casal foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais.
Ação dos órgãos de segurança municipal
O secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos, lamentou o ocorrido e destacou as medidas de segurança para a preservação do patrimônio da cidade.
“Não vamos tolerar esse tipo de conduta, esse tipo de crime. É importante frisar que o videomonitoramento da nossa Guarda Civil Municipal é robusto, muito eficiente, e além disso conta com reconhecimento facial. Lembrando que nossa cidade conta com várias câmeras espalhadas por todo o centro histórico, a fim de proteger o patrimônio e garantir a segurança das pessoas”, reforçou.
Ele ainda mencionou que as igrejas da cidade histórica estão incluídas no centro de monitoramento da Secretaria de Segurança. “Tanto as câmeras da Igreja de São Francisco de Paula, quanto às câmeras das demais igrejas estão linkadas em centro de monitoramento para que a gente possa fazer um cinturão de segurança na nossa cidade”, enfatizou.
O prefeito da cidade histórica, Angelo Oswaldo, em nota oficial, repudiou o ato de vandalismo e ressaltou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal para identificar os autores da depredação.
“As equipes de segurança da Prefeitura de Ouro Preto, através da Guarda Civil Municipal, prontamente atuaram na identificação do casal para tomar as medidas cabíveis. A preservação do patrimônio público é um dever de todos. Denúncias de depredação devem ser feitas pelo 153 (Guarda Civil) ou 190 (Polícia Militar)”, afirmou.
A Igreja de São Francisco de Paula
A Igreja de São Francisco de Paula é o templo religioso mais recente de Ouro Preto. Construída entre os anos de 1804 e 1898, segue o padrão do Barroco mineiro e do Rococó. A imagem de São Francisco de Paula, obra de Aleijadinho, encontra-se no centro do altar da igreja. Em sua parte externa, há uma vista panorâmica da cidade.
O diretor do Museu de Arte Sacra, Carlos Oliveira, informou sobre as ações de combate a incêndios e de segurança nas igrejas da cidade. “A paróquia do Pilar tem investido ações na segurança dos seus bens, desse patrimônio”, declarou.
Carlos disse que a Paróquia Nossa Senhora do Pilar irá remover a pichação. “O Iphan vai notificar o Ministério Público Federal, e estamos aguardando a autorização da Polícia Civil para remover a tinta”, comunicou.