Imagem: Paula Karacy / Por: Victória Oliveira
Foi inaugurada na última sexta-feira (22), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque da Lagoa, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. A estrutura, que estava desativada há anos e em condições precárias, foi revitalizada pela empresa Saneouro, atual responsável pelo sistema de água e esgoto na região.
O local deve beneficiar cerca de 4 mil moradores, representando um marco para a melhoria do saneamento básico em Ouro Preto. Além de garantir mais saúde e qualidade de vida à população, a retomada da estação contribui diretamente para a preservação ambiental, com o tratamento e devolução de água limpa à natureza.
A obra de revitalização teve início em fevereiro deste ano, após indicação de prioridade feita pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Ouro Preto. Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito Ângelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, o secretário adjunto de Água e Esgoto Narcísio Gonçalves, o superintendente da Saneouro Evaristo Bellini e o vice-presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva.
Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do investimento em saneamento básico e a recuperação da estação, antes considerada quase arruinada. Já o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, ressaltou que essa é a primeira estação de tratamento de esgoto entregue pela empresa: “Para nós, da Saneouro, é um momento muito importante. Como o prefeito falou, é a primeira estação de tratamento de esgoto que inauguramos, e serão muitas outras, se Deus quiser. O que estamos fazendo é tratar o esgoto e devolver à natureza uma água muito mais limpa. É uma honra e uma alegria para todos nós, porque isso significa trazer saúde para a população”, afirmou.
Com a reativação da estação, Cachoeira do Campo dá um passo importante no fortalecimento das políticas de saneamento e na promoção de melhores condições de vida para seus moradores.