Marcos Delamore
Na última sexta-feira (19), o município de Mariana, em Minas Gerais, ampliou a rede de proteção à mulher com a inauguração de um Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) da Polícia Civil, na Avenida Getúlio Vargas, no centro histórico da cidade. A unidade, especializada em casos de violência de gênero, funcionará como um anexo da Delegacia da Polícia Civil, atendendo casos de violência doméstica, sexual e patrimonial.
A nova unidade da Polícia Civil contará com o suporte de equipes multidisciplinares compostas por profissionais especializados em promover a dignidade, a segurança e a cidadania feminina. De acordo com a Prefeitura Municipal, a estrutura é um grande avanço na assistência às mulheres.
“Mariana recebe o primeiro núcleo especializado de combate a violência contra a mulher de Minas Gerais. Uma política pública tão importante para Mariana e que nos preocupa como gestores públicos municipais. Mariana, infelizmente, atende três casos de violência contra a mulher por dia. É um número preocupante. A Polícia Civil e a Polícia Municipal, de forma ativa, vem combatendo, mas precisamos pensar e trabalhar políticas públicas de prevenção”, afirmou Juliano Duarte.
Delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Minas Gerais em Mariana e assumindo a gestão do Neam, Marcelo Bangoim Fernandes explica os avanços alcançados com a criação do núcleo.
“A rede de proteção e amparo à mulher, realmente, funciona de maneira excepcional entre os órgãos estaduais e municipais de segurança, juntamente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, serviços sociais e de saúde municipais. Todos trabalham de forma integrada e eficiente, dando respostas imediatas às demandas diárias de violência doméstica”, declarou Marcelo.
A chefe-adjunta da Polícia Civil de Minas Gerais, Rita de Cássia Januzzi, a política pública de segurança e melhoria para todas as mulheres do município. “O objetivo é fortalecer o enfrentamento da violência de gênero em todo o Estado. Esse espaço de acolhimento foi planejado para garantir a empatia, proteção, escuta qualificada e respeito à dignidade de cada mulher”, celebrou.
Ela ainda mencionou que a unidade chega para oferecer acolhimento especializado para mulheres em situação de violência, com espaços para justiça e investigação. “É um espaço de esperança. Lugar onde vítimas de violência vão encontrar apoio, orientação e justiça”, enfatizou Rita Januzzi.
O secretário Municipal de Segurança Pública, Ramon Magalhães, reforçou a importância da iniciativa para o município mineiro. “Em Mariana, o combate à violência doméstica é muito forte. Políticas públicas como essa agregam e melhoram o atendimento às vítimas de violência doméstica. Reforçamos o nosso compromisso com a segurança do município”, disse.
O NEAM Mariana é o primeiro em Minas Gerais e fortalece a rede de proteção às mulheres na Região dos Inconfidentes. A expectativa é de que o espaço se torne referência e que novas unidades sejam implantadas no estado.