O Liberal
Itabirito
2 min

Prefeitura de Itabirito conquista verba para a Ascito

Em breve, uma iniciativa da Prefeitura de Itabirito promoverá uma revolução no trabalho desempenhado pela Associação dos Catadores de Materiais Reciclados da cidade, a Ascito. Por meio de uma verba disponibilizada pela Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, a associação será contemplada com 200 mil reais que, segundo a chefe da divisão de Educação Ambiental, Aparecida Cunha, “irá revolucionar a Ascito, oferecendo melhores condições de trabalho”.
Com o dinheiro, que deve ser recebido ainda esse mês, serão adquiridos: duas prensas, um veículo, um kit para concepção de vassouras com pet, uma empilhadeira elétrica, uma balança rodoviária, uma balança eletrônica, um elevador para carga e uma esteira de triagem. “Hoje a Ascito possui apenas uma prensa. Esse material possibilitará o aumento da produção, da venda e do lucro”, explica Aparecida.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marina Sardinha, conta que o trabalho da associação ficou estagnado por 5 anos e que, além de todo o ganho ambiental, esse investimento proporciona qualidade de vida aos associados. “Logo poderemos ampliar a coleta seletiva para toda a cidade. Acredito também na valorização social do projeto. O carro, por exemplo, irá substituir o uso da carrocinha, que é um trabalho desumano. Além disto, é uma empresa detentora de um processo produtivo e sempre tem que estar se modernizando”, ressalta Marina.

Para a vice-presidente da associação, Rosângela de Assis, a verba virá em boa hora. “Realmente precisamos melhorar. Agora depende da gente querer e ter boa vontade de trabalhar, porque uma oportunidade assim não aparece toda hora”, diz Rosângela. A Ascito foi criada em 2002, com o intuito de retirar do Aterro Sanitário os catadores de materiais reciclados. A associação faz a triagem e venda do material reciclável disponibilizado através do processo de coleta seletiva que a Prefeitura realiza desde 2004.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni