O Corpo de Bombeiros de Itabirito atendeu em 2010 um total de 1126 ocorrências, sendo em sua maioria atendimentos relacionados a acidentes automobilísticos na região dos Inconfidentes. Em seguida, a corporação foi requisitada em casos clínicos, como convulsões e paradas cardiovasculares, atropelamentos, quedas de altura, entre outros. O ano fechou com um acréscimo de quase 10% em relação aos atendimentos do ano passado, somando-se ao aumento de demandas via 193.
Para contrapor às estatísticas e aumento da prestação de serviços, a corporação adotou diversas ações de conscientização e combate às tragédias. Durante o ano foram realizadas campanhas de prevenção de acidentes e incêndios em escolas da rede de ensino e balneários de Itabirito (PCA e PCI), vistorias em casas para amenizar os efeitos desastrosos das chuvas e treinamento de Primeiros Socorros nas empresas e instituições.
Segundo o comandante dos bombeiros, sargento Geraldo Queiróz, 2011 chega com uma série de desafios. “Vamos dar continuidade a estas ações e trabalhar para trazer novos cursos de especialização visando melhorias no atendimento operacional, conclusão do novo quartel e melhorar a frota de veículos, que já contará em breve com uma caminhonete ranger”, afirma.
Outro objetivo dos bombeiros neste ano é o trabalho de parcerias com o poder público, empresas e instituições com vistas à implantação de ações em conjunto em prol da segurança da população e qualidade dos serviços prestados. Já para o carnaval, Itabirito contará com o apoio de 20 bombeiros militares, reforçando o trabalho de segurança integrada do município.
Vale ressaltar que as solicitações de serviços emergências podem ser realizadas gratuitamente pelo 193. O Corpo de Bombeiros informa que para os casos de corte de árvores, as demandas devem ser autorizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.