O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Prefeitura de Itabirito, continua investindo na qualidade de vida dos cidadãos. Moradores dos bairros Padre Adelmo e Novo Itabirito estão sendo beneficiados com a demarcação e o cercamento de mais de dois mil m² de área verde de proteção ambiental. Segundo o assistente técnico do Saae, Ricardo Graciano, toda a verba gasta foi disponibilizada pela instituição. “Anualmente, o Saae precisa investir em ações em prol do meio ambiente. Essa demarcação é uma delas”, afirmou Ricardo.
De acordo com o técnico, a colocação da cerca é uma medida de compensação para reparar os danos causados pelas obras de instalação dos interceptores de esgoto, necessários para o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabirito. Ao todo, quatro espaços foram cercados: três áreas no Padre Adelmo e uma no Novo Itabirito.
“Cercando e demarcando as áreas verdes, é possível conservar o micro clima local e garantir a permeabilidade da água da chuva”, explica Daniel Sudano, assessor da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura. Ainda segundo o Saae, a ação visa, futuramente, o plantio de mudas de espécies nativas.