Programa leva tecnologia ao currículo escolar, capacita professores e deve beneficiar cerca de 500 estudantes em comunidades dos dois estados ao longo de 2026
Em 2026, o Caminhos Samarco inicia uma nova etapa, marcada pelo aprofundamento do impacto educacional e pela consolidação do projeto no ambiente escolar. A iniciativa, que começou no Espírito Santo no início de junho e em Minas Gerais no último dia 12, passa a ser uma ação continuada em sala de aula, ampliando as possibilidades de aprendizagem e fortalecendo o legado educacional nas comunidades atendidas.
O novo formato prioriza a integração da tecnologia e da robótica educacional ao currículo, aliada à formação de professores, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023). Para além disso, o projeto contribui para tornar o aprendizado mais significativo e incentivar o interesse dos estudantes por tecnologia e inovação.
Ao todo, serão atendidas 15 escolas em Minas Gerais (Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Catas Altas) e no Espírito Santo (Anchieta, Guarapari, Muniz Freire e Alegre). A previsão é atender cerca de 500 estudantes e capacitar 40 professores.
O programa terá três etapas, de junho a dezembro de 2026. Primeiro, os professores recebem capacitação pedagógica e técnica, além de materiais e kits tecnológicos. Em seguida, conduzem atividades com os estudantes, organizados em grupos, no desenvolvimento de protótipos com base em programação e na abordagem STEAM. A etapa final é o Hackathon, com apresentação de soluções para desafios reais das comunidades, realizado separadamente em cada estado.
Para a coordenadora de Impacto Social da Samarco, Priscila Malafaia, a evolução do programa reforça o compromisso com a educação. “Estamos fortalecendo uma iniciativa que vai além de ações pontuais, promovendo a permanência da tecnologia nas escolas e apoiando educadores e estudantes na construção de conhecimentos essenciais para o futuro”, destaca.