A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última quarta-feira, dia 17 de junho, uma reunião para debater a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) 2026-2036. O evento ocorreu no auditório da Secretaria.
O encontro, que reuniu representantes do poder público, de instituições de ensino, conselhos e organizações da sociedade civil, marcou o levantamento de potenciais membros para o comitê responsável pela elaboração.
O colegiado terá a missão de coordenar os trabalhos de construção do documento, promovendo o diálogo entre a comunidade escolar e a sociedade.
“Estamos iniciando um processo importante para o futuro da Educação em Itabirito. O Plano Municipal de Educação será construído de forma participativa, ouvindo diferentes setores da sociedade para garantir metas e estratégias que atendam às necessidades da população pelos próximos dez anos”, afirma o prefeito Elio da Mata.
Metas para a próxima década
O Plano visa estabelecer diretrizes, metas e estratégias para o desenvolvimento da educação no município durante a próxima década. O documento orientará as políticas públicas educacionais, promovendo a melhoria da qualidade do ensino, a ampliação do acesso e o fortalecimento da gestão educacional.
“A etapa de construção evidencia o planejamento e o compromisso com a educação de Itabirito. A participação dos diversos segmentos da sociedade é fundamental para que possamos elaborar um plano que reflita a realidade local e contribua para o avanço da educação em todos os níveis”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.