O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
4 min

Distritos de Ouro Preto também entram no clima do Carnaval de 2026: shows e blocos integram a programação

Distritos de Ouro Preto também entram no clima do Carnaval de 2026: shows e blocos integram a programação

Cachoeira do Campo tem a programação mais extensa entre os distritos. Imagem: Ane Souz/ Victória Oliveira

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou nesta quinta-feira (5) a programação completa do Carnaval de 2026. Além das atrações concentradas na sede do município, a festa também se espalha pelos distritos, com opções de lazer e cultura para moradores de diferentes regiões.

Nos distritos, a programação é bem mais enxuta, composta por som mecânico, shows e a saída de blocos tradicionais pelas ruas. A maior parte dos blocos é aberta ao público, mas alguns realizam concentrações fechadas, com exigência de compra de abadás ou ingressos. Estão incluídos na programação os distritos de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Chapada, Glaura, Rodrigo Silva, Santa Rita, São Bartolomeu e Santo Antônio do Salto.

Para facilitar o deslocamento entre a sede e os distritos, especialmente Cachoeira do Campo e Antônio Pereira, o Consórcio Rota Real costuma operar com horários especiais durante o Carnaval, mas as informações ainda não foram divulgadas. A expectativa é que os horários sejam definidos até o início da próxima semana.

A programação completa de todos os distritos pode ser consultada online, sem necessidade de download, no arquivo disponibilizado pela Prefeitura. As atividades específicas dos distritos estão detalhadas a partir da página 20 do documento.

Cachoeira do Campo lidera programação carnavalesca nos distritos

Maior distrito de Ouro Preto, Cachoeira do Campo concentra a programação mais extensa entre os distritos. As atividades começam já na sexta-feira, 13 de fevereiro, com shows das bandas Vilodum e Kazahara, a partir das 20h.

No sábado, o som mecânico tem início às 15h, enquanto os shows começam às 20h. A mesma dinâmica se repete no domingo, na segunda e na terça-feira, com apresentações musicais a partir das 20h e o último show da noite previsto para começar às 23h.

Entre os destaques estão os blocos tradicionais do distrito. No sábado, o Bloco Caipirinha, com saída marcada para as 23h, anima os foliões no bairro Pastinho. Conhecido pelo clima descontraído, o bloco leva no nome a bebida que é sua marca registrada.

Na segunda-feira, os blocos Quero Mais e Os Barbeiros tomam as ruas, com saídas previstas para as 20h e 22h, respectivamente. Já na terça-feira, o encerramento dos desfiles fica por conta do tradicional Bloco Vira Folha, que sai às 17h e mantém a tradição de inverter os figurinos: homens se vestem com roupas tradicionalmente associadas ao feminino, enquanto mulheres adotam trajes atribuídos ao masculino. A programação do distrito se encerra na terça-feira à noite, com show do grupo Mikareteiros.

Antônio Pereira e Santa Rita também contam com shows na programação

No outro extremo territorial do município, Antônio Pereira apresenta uma programação com dinâmica diferente. O som mecânico começa mais tarde, às 17h, e os últimos shows da noite têm início mais cedo, às 21h30. No distrito, a programação tem início no sábado, dia 14.

Já em Santa Rita, as atividades também começam no sábado, com som mecânico a partir das 15h. A programação segue até terça-feira, mesclando som mecânico e apresentações de bandas, com o último show previsto para às 22h em todos os dias.

Nos outros distritos, folia é embalada pela saída de blocos

Alguns distritos terão programação formada exclusivamente pela saída de blocos carnavalescos. É o caso de Rodrigo Silva, onde a abertura acontece com o Bloco Vira-Folha, tradicional no distrito e diferente do bloco de mesmo nome de Cachoeira do Campo. Ao todo, oito blocos desfilam em Rodrigo Silva, entre sexta e terça-feira.

A mesma proposta se repete em Chapada, com os blocos Unidos Chaparemos e Chapa Folia, no sábado e no domingo; em Glaura, com os blocos Mô Fio e Unidos por Glaura, também no sábado e domingo; em São Bartolomeu, onde os blocos Boi da Manta, Lomeu Folia, Sambartô e Candeeiro Encantado saem entre sexta e segunda-feira; e em Santo Antônio do Salto, com o Bloco do Pijama e o Bloco Vira-Copo, no sábado.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni