O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Bairro de Mariana alaga após dia de chuva intensa

Bairro de Mariana alaga após dia de chuva intensa

Imagem das chuvas em Mariana: Reprodução / Marcos Delamore

A chuva forte que atingiu o município mineiro de Mariana alagou ruas do bairro Barro Preto, na região central da cidade histórica, nesta segunda-feira (1º/12). A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta de tempestades, acompanhadas de rajadas intensas de vento e queda de granizo, para os próximos dias em quase todo o estado.

Imagens gravadas por moradores circulam nas redes sociais e mostram as ruas tomadas por água. Segundo a Prefeitura de Mariana, foi registrado um acúmulo de chuvas de, aproximadamente, 25mm, em apenas 40 minutos, o que estaria acima da capacidade imediata de drenagem das vias.

O vereador Pedro Sousa (PV) esteve na Rua Vicente de Paula Saldanha, no Barro Preto, e esclareceu sobre a concentração de água na localidade. “Tivemos um pequeno acúmulo de água, cerca de 20 centímetros, mas que não teve relação com a bacia de contenção. A bacia e o canal se comportaram normalmente. A rede é subdimensionada e a Prefeitura de Mariana já está realizando a correção de drenagem. Na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, ponto com histórico de inundações, também não houve ocorrência”, afirmou.

A Defesa Civil de Mariana informou que os próximos episódios de chuvas podem afetar a população marianense. “Devido ao avanço de áreas de instabilidade sobre o estado de Minas Gerais, durante o decorrer dessa semana, nós teremos vários episódios de chuva, que poderão acontecer de moderada à forte intensidade. Transtornos, como corrida de detritos, enxurradas e alagamentos em alguns pontos, poderão ser causados”, mencionou Webert Stopa, responsável pela Defesa Civil de Mariana. 

Bacia de contenção

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Obras, iniciou a construção de uma bacia de contenção e amortecimento no bairro Morada do Sol para minimizar os impactos das chuvas e reduzir os alagamentos que afetam o bairro Barro Preto e proximidades. 

Foram instaladas aduelas sob a ponte, construção de muro de gabião e colchão Reno, reconstrução da ponte, abertura da via de acesso e terraplanagem.

Na tarde desta segunda-feira, o representante da Câmara de Mariana fiscalizou a atuação da bacia e detectou operação dentro da normalidade. “A bacia cumpriu com o seu objetivo, que é reter o grande volume de água desse período chuvoso. Chamo atenção para o descarte correto de material”, pontuou Pedro Sousa.

Para a administração municipal, a bacia cumpriu a sua finalidade. “Assim que a chuva diminuiu, a água escoou e a situação foi rapidamente normalizada”, disse o prefeito Juliano Duarte (PSB), em nota de esclarecimento.

Região dos Inconfidentes

Na Região dos Inconfidentes, Ouro Preto também sofre com transtornos resultantes das chuvas. Uma tempestade deixou estragos pela cidade e houve registro de quedas de árvores no bairro Bauxita.

A Defesa Civil de Ouro Preto, em outubro de 2025, iniciou as ações preventivas para coibir os impactos do alto índice pluviométrico. Entre as principais medidas, estão: o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon), que traça ações estratégicas para o enfrentamento de processos geo-hidrológicos, além de um planejamento intenso e coordenado nas áreas de risco, blitz educativas e diversas ações integradas de alerta e resposta para a proteção da população e dos bens patrimoniais da Cidade Patrimônio Mundial.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni