Imagem: Polícia Militar Ambiental/Reprodução / Marcos Delamore
Quatro pessoas foram presas em uma operação de combate ao garimpo ilegal no distrito de Furquim, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A ação foi realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, a Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais.
A operação visa desmantelar atividades irregulares que causam danos ao meio ambiente, como violações relacionadas às práticas de garimpo ilegal de ouro e outros minerais às margens do Rio Ribeirão do Carmo e outros cursos de água do município de Mariana. De acordo com a instituição policial, os suspeitos foram vistos usando um motor estacionário e uma bomba de sucção no processo de extração dos metais preciosos.
Após receber denúncias anônimas, as equipes apreenderam um motor, uma bomba de sucção, cinco carpetes, uma bica com calha, seis metros de mangote e uma maraca. Os envolvidos foram detidos e dirigidos à delegacia da Polícia Federal, na capital mineira de Belo Horizonte.
Em comunicado à imprensa, a corporação apontou as seguintes irregularidades:
● Atividade potencialmente poluidora;
● Dragagem em rio sem licença;
● Intervenção em área de preservação permanente sem autorização;
● Assoreamento de recurso hídrico.
Os quatro homens devem responder por usurpação de bens da União e crimes ambientais. Além disso, cada um deverá desembolsar R$ 61.080,99 para o pagamento de multas, totalizando uma sanção de R$ 244.323,96.