O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Ministério da Agricultura registra morte de sete cavalos por ração contaminada em Mariana

Ministério da Agricultura registra morte de sete cavalos por ração contaminada em Mariana

Investigações sobre os casos continuam. Imagem: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil / Por: Amanda de Paula Almeida

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu no dia 26 de maio deste ano a informação sobre a morte de 222 equinos que teriam ingerido rações fabricadas pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. As notificações foram atendidas por meio da Ouvidoria do Ministério e, desde então, a Fiscalização Federal Agropecuária vem realizando investigações nos estados que apresentaram casos de adoecimento ou morte de equinos. Até o momento, os casos apresentaram associação com o consumo de rações da empresa citada.

No início, de acordo com os dados obtidos a partir das denúncias e investigações realizadas pelo Mapa, foram contabilizadas 222 mortes de equinos nos seguintes estados: São Paulo (83), Rio de Janeiro (69), Alagoas (65), Goiás (4) e Minas Gerais (1).

Atualmente, o Mapa divulgou na última quinta-feira (3) como andam as investigações das novas informações recebidas sobre mortes de equinos em outras localidades, incluindo as 7 registradas em Mariana. Além disso, o Ministério registrou: 40 no sudoeste da Bahia, 70 em Goiânia (GO), 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlândia (MG), 8 em Guaranésia (MG) e 8 em Jequeri (MG).

Dificuldades enfrentadas no processo de investigação

Na mesma nota, o Mapa ressaltou que a investigação desses novos casos tem sido dificultada pela ausência de comunicação formal via Ouvidoria, que é o canal oficial para registro das denúncias. Outro problema que dificulta a fiscalização é que os sintomas nos animais podem demorar a aparecer, só depois que eles param de comer a ração. Além disso, os cavalos doentes têm tido falência do fígado e pioram de repente, o que torna mais difícil saber exatamente quantos já morreram.

“O Mapa esclarece ainda que desde o recebimento da primeira denúncia, foram realizadas duas fiscalizações no único estabelecimento da empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda., que possui uma linha de produção destinada à fabricação de rações para equinos e ruminantes. Durante as inspeções foram constatadas irregularidades que motivaram a suspensão cautelar da atividade de fabricação de todas as rações da empresa”, explicou o Mapa em nota.

A Nutratta Nutrição Animal Ltda. solicitou mandado de segurança contra as medidas adotadas, entretanto, o Mapa já prestou os devidos esclarecimentos ao Poder Judiciário, aguardando atualmente a decisão judicial. Além disso, o Ministério também suspendeu a comercialização de todos os produtos elaborados pela empresa, sendo que as restrições à venda dos produtos foram aumentando aos poucos, conforme as investigações avançavam e novas informações sobre o problema eram descobertas.

Por fim, o Mapa orienta que quaisquer informações ou denúncias relacionadas ao caso sejam encaminhadas por meio da Ouvidoria, no endereço: gov.br/ouvidorias

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni