Imagem: Marcos Delamore
A Prefeitura de Ouro Preto avança na conclusão das obras, que podem ter início em 2025
Por: Marcos Delamore
As obras de infraestrutura e contenção do Morro da Forca, bem como o financiamento para viabilizar a conclusão do projeto, foram discutidas em uma reunião de alinhamento realizada nesta quarta-feira, dia 05 de fevereiro. A conferência contou com a presença da Prefeitura de Ouro Preto, da Secretaria de Obras e Urbanismo de Ouro Preto, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), do Ministério das Cidades e representantes da Caixa Econômica Federal.
A iniciativa para controlar o movimento do solo e evitar novos deslizamentos é uma medida para assegurar a redução de danos geotécnicos e dos riscos para a segurança da população. O orçamento previsto de R$ 38 milhões para a execução do projeto foi resgatado pela administração municipal, por meio dos recursos disponibilizados para o Programa de Impostos de Ouro Preto.
O prefeito Angelo Oswaldo comentou o esforço conjunto para as definições finais do plano de ações para o espaço. “Nós, hoje (5), discutimos mais detalhes, apresentamos mais projetos e as questões que foram demandadas para a rápida liberação. Talvez, neste ano ainda, tenhamos obras de contenção no Morro da Forca”, disse.
A liberação dos recursos e a parceria entre os Poderes Municipal e Estadual e o Governo Federal para a finalização das obras com segurança e eficiência foi destacado pelo secretário de obras Franklin Evangelista. “A sinalização positiva, que é a grande novidade, é a sinalização do IPHAN, que acordou a possibilidade de elaboração do projeto, conforme apresentado”, relatou.
Em janeiro de 2022, o desprendimento de parte da encosta do Morro da Forca destruiu o Casarão Baeta Neves e causou um grande impacto ao patrimônio histórico e cultural do município. Desde então, as estruturas do solo enfrentam problemas de instabilidade. No ano passado, foram concluídas as obras de drenagem para evitar riscos de deslizamentos de terra. O Projeto Morro da Forca visa garantir a preservação da segurança local e do patrimônio da cidade.