A Rodovia dos Inconfidentes, a BR-356, que liga Itabirito, Ouro Preto e Mariana, além de mais de 30 distritos da região, triplicou seu trânsito nos últimos poucos anos. É o diz que a Polícia Rodoviária estadual em relatório sobre a rodovia por onde transitam hoje caros, ônibus de carreira e de turismo, caminhões de transporte e, nos últimos meses, caminhões transportadores de minério de ferro, em claro uso inadequado da estrada. Seus usuários, que por ela transitam regularmente, observam e sentem o crescimento que já não só causa lentidão, mas até, em alguns dias e horários, congestionamentos e mesmo paralisações.
É imperioso lembrar algumas características desta rodovia: implantada em 1952, por iniciativa do então governador Juscelino Kubitschek, que veio várias vezes a Ouro Preto. Na época a engenharia rodoviária não contava com recursos para torná-la mais larga e com menos curvas; não conta, portanto, em vários trechos, com uma terceira pista ou acostamentos; e possui curvas perigosas, especialmente na serra de Itabirito, onde é alta a estatística de acidentes. A BR-356 recebe, também, parte do tráfego que vai para Ponte Nova e Espírito Santo, devido às obras da BR-381, a “rodovia da morte”, evitada por muitos.
Sua implantação representou grande avanço pois o acesso a estas três grandes cidades de hoje se faziam por Nova Lima, ainda em trecho de terra, sinuoso, passando por Rio Acima, seguindo o Rio das Velhas em grande parte, atravessando a Serra do Espinhaço. Mas a situação em que se encontra hoje necessita de maior atenção, que não seja apenas a colocação de quebra-molas, como vem acontecendo, objetivando redução de velocidades, mas que acaba por ser um perigo em vários momentos. E atrasam ainda mais a viagem e aumentando o congestionamento.
É possível reduzir em muito as curvas da Serra do Itabirito com os meios hoje disponíveis. E realizar alargamentos em vários percursos, facilitando a vida dos motoristas e garantindo maior segurança. Já o transporte de minérios, com filas de caminhões pesados, precisa ser coibido ou mais controlado até porque a estrada não suporta o peso deste transporte, com caminhões com até mais de 20 toneladas, acarretando notório desgaste na estrada, que é também uma rodovia turística.
O Brasil paga pelo abandono das ferrovias, que ocorreu em 1986 com a extinção da Rede Ferroviária Nacional e a valorização das rodovias, um erro hoje muito lamentado. A região dos Inconfidentes era servida pela famosa “Linha Mineira” que ligava belo horizonte, General Carneiro, Rio Acima, Itabirito, Miguel Burnier, Engenheiro Corrêa, Rodrigo Silva, Ouro Preto e Mariana. Ferrovia implantada no século dezenove e cujo trecho final foi inaugurado em 1889 pelo imperador Dom Pedro II. O leito desta ferrovia está preservado e seu retorno tem sido motivo de debate pela Assembleia Legislativa e outras instituições.
Seu retorno serviria para o transporte de passageiros e cargas, mas não está nos planos do governo federal, que vem investindo em outras regiões. Estudo feito pela assembleia diz que o retorno desta ferrovia traria vários benefícios e teria viabilidade econômica, com o atendimento não apenas a uma região turística, mas também pela demanda de cargas. Por enquanto, seria necessária uma maior atenção à BR-356 para reduzir acidentes e melhorar o desempenho do trânsito.
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