A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ouro Preto, presidida pelo vereador Maurílio Zacarias (PMDB), tem estudado os atuais programas e ações desenvolvidos pela Casa a fim de determinar metas para a gestão 2011-2012. Em seu sexto mandato como vereador e pela terceira vez à frente da Casa, Maurílio Zacarias pretende dar continuidade aos projetos já existentes que deram certo na Câmara. Ele garante que o trabalho da Mesa Diretora será sempre voltado para os anseios do povo ouro-pretano.
De acordo com o presidente do Legislativo, os programas desenvolvidos pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) – como Parlamento Jovem, Escola Digital, Internet Popular, Câmara Cine, entre outros – serão mantidos devido à sua relevância social. “Não podemos deixar esses projetos acabarem, pois ajudam muito a comunidade, principalmente a juventude. Nós temos que preparar o jovem para a vida em sociedade”.
Sobre a Câmara Itinerante, Maurílio Zacarias garante que o Legislativo continuará promovendo reuniões ordinárias nos distritos conforme elas são realizadas no Plenário. Para ele, a iniciativa possibilitou aos moradores dessas localidades conhecerem um pouco mais acerca do trabalho dos vereadores.
“Nós vamos trabalhar muito para buscar melhorias importantes para o nosso município. Estamos começando a nossa gestão agora e ainda não sabemos o valor exato do repasse do Executivo para este ano. Dependemos desse dado para definirmos melhor o que poderá ser feito”, aponta Maurílio Zacarias. Segundo ele, a ideia é analisar as demandas da comunidade ouro-pretana para verificar a viabilidade de se criar mais programas a serem realizados pela Câmara para atender o povo de Ouro Preto.
Reuniões legislativas
A Câmara Municipal realiza duas Reuniões Ordinárias semanais: terças-feiras, às 17h, e quintas-feiras, às 9h. De acordo com o presidente Maurílio Zacarias, esses horários serão mantidos.
Já em relação às Reuniões de Comissões, a Mesa Diretora deve implantar algumas mudanças. As reuniões têm sido realizadas de forma conjunta. Para Maurílio Zacarias, esse formato não tem funcionado satisfatoriamente. Ele acredita que cada comissão deve analisar os projetos, estudos e investigações separadamente e emitir o seu próprio parecer. A Câmara possui seis comissões permanentes formadas pelos vereadores, a saber: Comissão de Legislação, Justiça e Redação; de Ética e Decoro Parlamentar; de Administração e Serviços Públicos; de Direitos Humanos; de Finanças Públicas; e de Participação Popular.