A inscrição é válida para qualquer idade
Por Glauciene Oliveira
A Receita Federal liberou, a partir desta terça-feira (14) a inscrição por e-mail para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A emissão é gratuita e pode ser feita por pessoas de todas as idades.
A medida tem como objetivo facilitar o acesso de famílias ao auxílio-emergencial de R$ 600, que será pago durante três meses em meio à pandemia do novo coronavírus. O benefício é destinado a diversos públicos de vulnerabilidade social, entre eles mães e pais chefes de família e que se encaixem nos critérios da lei. Para isso, no entanto, é preciso cadastrar o CPF de todos os filhos, de qualquer idade. Com isso, desde o início do período de inscrição do sistema do auxílio, muitas famílias com crianças pequenas e sem o documento vinham enfrentando dificuldade para concluir o cadastro e receber o auxílio.
A inscrição poderá ser feita por e-mail, mas o endereço para envio depende do estado onde a família reside. Em Minas Gerais o processo acontecerá através do e-mail: atendimentorfb.06@rfb.gov.br
Para a inscrição, será necessário enviar alguns documentos pessoais do requerente. Para maiores de 16 anos, é preciso anexar no e-mail o RG atualizado, ou o RG desatualizado com a certidão de casamento ou nascimento. Já no caso de menores de 16 anos, é preciso enviar o RG ou certidão de nascimento do menor, além do RG do responsável. Também serão aceitos carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial em que constem naturalidade, filiação e data de nascimento. É necessário ainda, o comprovante de endereço do solicitante e uma foto de rosto do novo inscrito ou do responsável. Nesta fotografia, o cidadão deve aparecer segurando o documento de identidade aberto (frente e verso). A imagem precisa registrar a fotografia e o número do documento, de forma legível.
2 min