O Liberal
Mariana
3 min

Celebração aos 300 anos das Vilas de Minas

Celebração aos 300 anos das Vilas de Minas

Com a temática das tricentenárias Ouro Preto, Mariana e Sabará, Festival de Inverno 2011 é lançado com a proposta de agregar uma série de atividades artístico-culturais a fim de envolver a comunidade, formar público expectador e debater a temática ambiental.

A programação oficial do sétimo Festival de Inverno – Fórum das Artes 2011 – é lançada nessa quarta-feira, 8, no salão nobre do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, em Ouro Preto. A coordenação do evento e os parceiros de um dos principais acontecimentos culturais do país apresentaram as atrações que vão invadir as ruas, espaços culturais, bares, restaurantes e escolas das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, entre os dias 8 e 24 de julho. Com a temática “Vilas de Minas – Eis estrada, eis a ponte, eis a montanha” – o Festival terá entre suas novidades a realização do Circuito Festival e o fortalecimento do Fórum das Artes – ações que têm entre as suas propostas envolver as comunidades locais, discutir a temática ambiental e ser fórum privilegiado e multidisciplinar.

Nesta edição o evento contará com mais de 200 atividades, distribuídos em torno de 30 espetáculos teatrais, 40 apresentações musicais, 15 exposições, mais de 50 oficinas em sete curadorias temáticas.

A estimativa é de 250 mil pessoas envolvidas durante os 20 dias de efervescência cultural. É uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana. “O Festival de Inverno representará mais vez a interação e o envolvimento de diversos atores, sobretudo da preocupação com a comunidade de Ouro Preto e Mariana, as escolas e distritos, no sentido de formar públicos culturais”, destacou o reitor da UFOP, João Luiz Martins. As atrações musicais, uma atração à parte, contarão com as apresentações do cantor e compositor Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Os Paralamas do Sucesso, Otto, Elomar, Sgt. Peppers, Chevette Hacht, Antônio Nóbrega, Orquestra de Ouro Preto e o Festival Tirando Mofo. Este último mais uma vez sob o comando do grupo Seu Juvenal.

Na próxima terça-feira, 14, o Festival de Inverno será lançado na cidade de São Paulo. Durante o encontro o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, salientou a relevância nacional e internacional do evento, além da pertinência do tema para o Ano Jubilar do Tricentenário. “Nós estamos lembrando os trezentos anos de história das três primeiras vilas de Minas Gerais. Vila é o que nós entendemos hoje como cidade, a sede municipal; portanto, nós estamos celebrando três séculos de cidadania mineira. E o Festival de Inverno focaliza esse tema, o que é muito importante no quadro das comemorações do Tricentenário de Ouro Preto”, apontou.

O Festival oferece uma média de 1.200 vagas em 42 oficinas. As atividades serão desenvolvidas de 8 a 24 de julho pelas curadorias de artes cênicas, plásticas, visuais, música, literatura, patrimônio e infanto-juvenil. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, 13, pela internet no site www.festivaldeinverno.ufop.br. Os valores variam de R$ 15,00 a R$ 25,00 por oficina. As demais atrações do Festival de Inverno são gratuitas.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni