Prefeito e Secretário de Mariana estiveram em Brasília para definir as ações na instalação do IFMG na cidade
O prefeito Geraldo Sales e o Secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Edernon Marcos Pereira, se reuniram com o Deputado Reginaldo Lopes para negociar os detalhes da instalação de uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais em Mariana. Em reunião com o reitor do IFMG, Caio Bueno, foi discutido, que em Mariana, as aulas já tenham início no próximo ano letivo. “O município está providenciando um local provisório para instalar estes cursos, entretanto as edificações necessárias para funcionamento dos cursos são executadas e financiadas pelo governo federal”, afirma Geraldo Sales. Inicialmente deverão ser dois cursos de nível tecnológico e um de nível superior. O vestibular deve acontecer no segundo semestre de 2011 e o começo das aulas no primeiro semestre de 2012.
Sobre os cursos oferecidos no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Mariana, não existe nada definido, entretanto quando na instalação da unidade, é feito um estudo das demandas da região. “A expectativa é que seja no viés da mineração, que tem experimentado um crescimento na região e possivelmente demande uma mão de obra que nossa cidade não fornece justamente por falta de qualificação”, completa Edernon Pereira.
Segundo a administração municipal a maior parte dos gastos na instalação da unidade do IFMG é de responsabilidade do governo federal. A prefeitura oferece suporte na locação de um espaço provisório para as aulas até que o instituto se consolide. O município tem um papel preponderante na doação de uma área para a construção da unidade, mas os maiores gastos ficam sob responsabilidade federal. Esse instituto só pôde ser planejado em Mariana devido ao projeto de expansão das Escolas Técnicas, que começou no Governo Lula e tem continuidade na atual gestão.