Cerca de oito mil alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira, 06 de fevereiro. A secretária de Educação, Rosa Ana Xavier, anuncia regularidade para receber os alunos, professores e servidores, apesar da dívida deixada pela administração passada. Dos 43 milhões de reais de débito anunciado pelo prefeito Júlio Pimenta, mais de 8 milhões referem-se à Secretaria de Educação e dizem respeito ao atraso de alugueis das creches, repasse para o caixa escolar, pagamento de fornecedores de serviços, alimentos, transporte, energia elétrica entre outros.
Muita negociação e criatividade estão sendo empreendidos para que a retomada do período letivo aconteça em plena normalidade. Também foram feitas negociações com fornecedores para não haver desabastecimento da merenda escolar para os alunos.
A comunidade também tem se mobilizando para auxiliar na limpeza das escolas. Na Escola Municipal Alfredo Baeta, direção e pais se uniram e, por meio de doações e organização de rifas, arrecadaram recursos para fazer a manutenção do telhado e troca do forro da cantina e corredor da escola.
Em relação aos diretores das unidades de ensino, a secretária afirma que será respeitado o processo de escolha da comunidade. Os eleitos que se manifestaram em permanecer no cargo serão mantidos e um novo processo de eleição para direção das escolas será realizado ao final de 2017. O processo de contratação de novos professores também será feito com respeito ao corpo docente e somente será realizado após a oferta da extensão de carga horária para professores efetivos. Rosa Ana afirma, ainda, que a Secretaria está passando por reorganização e para isso estão sob análise os processos estrutural, logístico, pedagógico (que envolve processo seletivo e qualificação dos professores), processos externos (convênios com outras instituições) e organograma.
“A mudança de postura da Educação a partir da nova gestão municipal passa pelo diálogo aberto com os profissionais do setor e a comunidade, a fim de tornar a Secretaria na verdadeira casa do professor e do aluno”, analisa Rosa Ana.
O município de Ouro Preto conta com 46 unidades educacionais, sendo 33 escolas e 16 creches.
Transporte escolar
Os alunos do IFMG que tiveram o início das aulas em 16 de janeiro já contam com o transporte escolar. Incluindo estes, o município é responsável também pelo transporte de cerca de 3.000 estudantes das redes Municipal e Estadual, e APAE.
Para realizar o transporte de alunos, o município conta atualmente com 125 veículos sendo: 22 ônibus; 02 microônibus; 18 vans; 60 veículos Kombi e 27 carros de passeio. Além desses, outros 03 microônibus e duas Vans fazem parte da frota própria.
A secretária afirma que um contrato emergencial está sob análise para posterior licitação de transporte para Educação.