Imunização deve ser aplicada em adolescentes de 12 e 13 anos e meninos e homens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids
A partir deste ano, a vacina contra o HPV também está disponível gratuitamente para meninos. Os adolescentes de 12 e 13 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência, das 8h às 16h, para receberem a imunização. Os homens com idade entre 9 e 26 anos que vivem com HIV/Aids também têm direito à vacinação.
A vacina protege contra câncer de pênis, garganta e ânus e verruga genitais nos homens, além de contribuir para a diminuição dos casos de câncer de colo do útero nas mulheres, já que reduz a circulação do vírus. A imunização deve ser aplicada em duas doses com intervalo de seis meses para os adolescentes de 12 e 13 anos e em três doses com intervalos de dois meses no caso dos homens que vivem com HIV/Aids.
De acordo com a secretária de Saúde, Salete Gomes, é importante que os pais levem os filhos para receberem a vacinação antes que completem 14 anos. “Para que tenham direito a vacinação gratuita, os adolescentes precisam tomar a primeira dose antes de completarem 14 anos. O período de férias é uma ótima oportunidade para deixar o cartão em dia”, explica.
Vacina para meninas
A vacinação contra HPV para meninas continua disponível para as adolescentes de 9 anos a 14 anos e para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids. A imunização segue o protocolo de doses aplicado para os meninos e deve ser realizada nas UBSs. Se aplicada em duas doses, a vacina apresenta 98% de eficácia contra os quatro subtipos mais frequentes do HPV.
Meningite C
Também já está disponível nas UBSs a vacina contra a Meningite C para meninos e meninas de 12 e 13 anos. A vacina é aplicada como reforço, para quem já tomou uma ou duas doses, ou em dose única para quem ainda não é vacinado.