O Liberal
Ouro Preto
4 min

União Recreativa do Santa Cruz é campeã do carnaval 2018 de Ouro Preto

União Recreativa do Santa Cruz é campeã do carnaval 2018 de Ouro Preto

As escolas de samba de Ouro Preto marcaram presença no desfile da segunda-feira (12) na Praça Tiradentes. A escola União Recreativa do Santa Cruz se sagrou a grande campeã deste ano, com 93,4 pontos. A apuração ocorreu na tarde da quarta-feira (14) no Plenário da Câmara Municipal da cidade.

Com o tema Marília a Dirceu, a escola contou com a participação de 110 foliões no desfile. O presidente da Escola, Márcio Sardinha, destacou que a vitória foi um trabalho de equipe e persistência. “Começamos a ensaiar em novembro do ano passado para o evento ‘Ouro Preto é feito de Samba’, que aconteceu em janeiro. Com a confirmação de que a prefeitura iria subsidiar as escolas, continuamos nossos ensaios”, conta Sardinha. “Esse resultado foi possível graças a união da comunidade, do trabalho de toda equipe, da diretoria, da bateria e do nosso Mestre Negão”, enfatiza o presidente. Essa é a terceira vez que a escola é campeã do carnaval de Ouro Preto, desde a fundação em 2009. “Estamos muito felizes com o resultado. É emocionante ver nossa comunidade em caminhos tão bacana. A bateria esta de parabéns, assim como todos os envolvidos. Eu como representante da Associação de Moradores só tenho a agradecer. Somos Santa Cruz, somos Tri. Comemora Suely Moraes.

Neste ano, sete escolas participaram da competição, onde foi avaliado apenas bateria, como no ano passado. A Prefeitura de Ouro Preto subsidiou a quantia de R$ 24,5 mil para cada escola, a fim de auxiliar na confecção de fantasias e na organização do evento. “Foi muito bom esse ano, deu para ver o empenho e envolvimento de muitas escolas, algumas com apenas dois carros. Mostra amor e valorização à comunidade”, comemora o presidente da Liga das Escolas (LESOP) João Bosco. “A única coisa ruim foi trânsito, que a gente entende que não pode ser fechado, mas poderia pelo menos criar um desvio nesse dia para não prejudicar as escolas”, completa.

Confira a pontuação geral das escolas:

  • 1ª Colocada – União Recreativa do Santa Cruz
  • 2ª Colocada – União Recreativa Cachoeira do Campo
  • 3ª Colocada – Escola de Samba Unidos do Padre Faria
  • 4ª Colocada – Escola de Samba Acadêmicos de São Cristovão
  • 5ª Colocada – Escola de Samba Império do Morro Santana
  • 6ª Colocada – Escola de Samba Princesa Isabel

Ouro Preto é feita de Samba

No início de janeiro, o bar da Nida sediou a 1º edição do “Ouro Preto é feita de Samba”. O evento teve como objetivo arrecadar fundos para as escolas de samba. Todo valor arrecadado foi repassado às instituições via Lesop.

Contratempos

A Escola Aliança da Piedade desfilou, mas a diretoria pediu para não ser avaliada, pois não teve integrantes para representar a escola.

No desfile da segunda-feira, a escola saiu com a bateria e a Ala livre. De acordo com o vice-presidente da escola, Wagner Batista, a escola, que só tem dois anos, recebeu o recurso 10 dias antes e não teve como se preparar, por ser uma escola nova. “Nós tentamos adiamento e até mesmo ajuda de vereador para conseguir ao menos uma quantia para comprar o couro dos instrumentos. Infelizmente não tivemos apoio, e de última hora não conseguimos fazer muita coisa”, explica o vice presidente da escola, Wagner Batista.

“A escola é muito nova, não temos galpão, nem tínhamos recurso para antecipar as ações. Montamos um desfile no último momento para não prejudicar ainda mais a escola, que poderia ficar três anos sem desfilar”, completou o presidente da agremiação, Johne Batista.

Os representantes da escola reforçam que tentaram atender todos os quesitos estipulados em contrato, mas sem a confirmação do recurso, integrantes da escola desfilaram em outras agremiações, por não confirmarem se iriam desfilar. Wagner ressalta que teve quatro horas para montar o desfile.

As escolas têm que fazer prestação de contas do que foi gasto e a Liga analisa.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni