A Serra do Trovão (Buieié) um dos ícones naturais dos distritos de Lavras Novas e Chapada, em Ouro Preto, está na mira da empresa Mantiqueira Transmissora de Energia AS, que pretende instalar no local uma linha de transmissão de alta tensão. De acordo com o projeto apresentado na última terça-feira (17), na sede da prefeitura, a linha fará a ligação da sub-estação de Itabirito 2 até Barro Branco (Mariana) e terá um trecho sobre a Serra do Trovão (Buieié). Ainda de acordo com o projeto, será instalado na serra cerca de 10 torres de 50 metros de altura.
Segundo os engenheiros da Mantiqueira, o traçado preferencial da linha de transmissão passaria a 200 metros do vilarejo da Chapada, mas foi contestado pela comunidade e reprovado pelo IBAMA, por isso apresentaram uma variante da linha na Serra do Trovão. No entanto, representantes da comunidade da Chapada criticaram essa variante alegando que provocará grande impacto ambiental e econômico nos distritos de Lavras Novas e Chapada. Segundo Sérgio Gadelha, presidente da ONG ambientalista Serra do Trovão, o local é um importante corredor ecológico posicionado entre o Monumento Natural de Itatiaia (Ouro Branco) e o Parque Estadual do Itacolomi, auxiliando a manutenção da biodiversidade e das nascentes. “É uma região muito preservada e existem dezenas de nascentes na serra, inclusive a que abastece o distrito da Chapada. O impacto ambiental gerado com a abertura de acesso para instalação das torres certamente comprometerá as nascentes”, contestou. A presidente da Associação dos Moradores da Chapada, Ana Conceição (Preta) lembrou que a serra faz parte do projeto Estrada Real e que existem muitas cachoeiras e trilhas utilizadas por turistas. “O turismo é a principal fonte de renda dos distritos e o impacto visual das torres na Serra do Trovão irá causar um prejuízo incalculável. Vamos mobilizar as comunidades para evitar essa tragédia”, afirmou. O secretário municipal de meio ambiente, Antenor Barbosa, manifestou grande preocupação com o projeto.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da variante da linha na Serra do Trovão depende agora de autorizações de órgãos governamentais federal e municipal. A reunião teve a presença de representantes do consórcio multinacional Mantiqueira SA, responsável pela implantação da linha, do Promotor de Justiça de Ouro Preto Dr. Domingos Ventura de Miranda, do Secretário de Meio Ambiente Antenor Barbosa, do vereador Chiquinho de Assis e lideranças comunitárias da Chapada. Representantes do distrito de Lavras Novas não foram convidados.