O Liberal
Itabirito
3 min

Transparência: Prefeito Alex Salvador, em conversa franca com os vereadores, responde polêmicas

Transparência: Prefeito Alex Salvador, em conversa franca com os vereadores, responde polêmicas

Ação, que ocorre todo semestre, reafirma compromisso da gestão em promover aproximação entre poder executivo e legislativo

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, e o vice-prefeito Wolney de Oliveira, estiveram presentes, na noite de 12 de março, na reunião da Câmara de Vereadores para dialogar com o poder legislativo municipal. A ação, que ocorre todo semestre, reforça o compromisso da gestão em promover a aproximação entre poderes, sanar dúvidas e reforçar a ética e transparência do governo.

No início da sessão, o prefeito se dispôs a ceder maior tempo de explanação para as pautas levantas pela bancada de oposição. Entretanto, o pedido foi negado pelo vereador Leo do Social (PHS) com a justificativa de que a sessão deveria se iniciar pelos autores do requerimento. Diante a situação, o representante do executivo se prontificou a responder quaisquer dúvidas referentes à gestão. “Por 16 anos fui vereador e eu gostaria que na minha época tivesse sido assim. Hoje, a Prefeitura tem total abertura e transparência para com absolutamente todos os assuntos. É humanamente impossível eu saber de tudo, mas, por isso mesmo, conto com uma equipe capacitada que está pronta para atender a todos”.

Benefícios para o servidor

Um dos principais assuntos da noite foi a atual situação do servidor público municipal. Questões como aumentos no vencimento e no cartão alimentação foram levantadas, as quais o prefeito respondeu com veemência. “Trabalhamos diuturnamente para valorizar quem é bom de serviço. É claro que os servidores merecem aumento no salário e no cartão alimentação. Mas é preciso entender que a situação não é a melhor neste momento. Precisamos agir com muita prudência. Demos um reajuste em 2013 e deixamos de realizar a Julifest em 2015. E qual foi o resultado disso? Denúncia infundada de vereador de oposição no Ministério Público. Ou seja, ao invés de ajudar, de entender a situação, fazem isso. Então, temos que estudar com cautela assuntos como a volta do refeitório e o horário de funcionamento – que para mim foi uma grande bem feitoria para o servidor”.

Empresas

Assunto recorrente, as empresas que assinaram o protocolo de intenções com Itabirito foram tema de discussões. “São 35 empresas que firmaram compromisso com a Prefeitura. Porém, se depararam com a burocracia do Governo do Estado para a liberação ambiental e a crise econômica, que fez pelo menos três destas desistirem da expansão. Além disso, a vereadora Rose da Saúde (PSDC) entrou com uma denúncia ao MP, referente à doação de terreno, que impediu a vinda dessas empresas. Ou seja, impediu que Itabirito gerasse mais renda e empregos para a população”.

Saúde

Questionados sobre a oferta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, Alex e Wolney afirmaram que não há falta de medicamento. O vice-prefeito e secretário de Saúde complementou a explicação. “O que acontece é que muitos fabricantes deixam de produzir certas fórmulas, que podem ser facilmente substituídas por outras marcas ou composições. Se não tiver o comprimido, o médico pode indicar a fórmula em gotas, por exemplo”.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni