O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Torres de transmissão de energia “ameaçam distrito da Chapada”

Torres de transmissão de energia “ameaçam distrito da Chapada”

Um projeto de implantação de torres de linha de transmissão de energia está preocupando os moradores do distrito da Chapada, próximo a Lavras Novas, Ouro Preto. De acordo com o projeto, o traçado prevê a instalação de várias torres na Chapada, próximo a cachoeiras e riachos. Segundo a empresa Mantiqueira Transmissora de Energia SA, responsável pela obra, 12 municípios serão afetados pelo traçado da Linha de Transmissão (LT) 345 kV que terá cerca de 211 Km de extensão entre a subestação de Itutinga e Barro Branco, situada em Mariana. O empreendimento está em fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

Impacto ambiental e econômico

Moradores da Chapada estão preocupados com o empreendimento e acreditam que afetará negativamente a economia local que depende basicamente do turismo ecológico, além de causar grande impacto visual e ambiental. De acordo com a presidente da associação dos moradores, Ana Conceição, conhecida como Preta, a Chapada é um dos distritos mais bem conservados de Ouro Preto e isso é fruto da luta dos moradores pela preservação do vilarejo. “Temos batalhado muito para preservar nosso patrimônio histórico, arquitetônico e natural. No inicio dos anos 2000, lutamos muito contra Furnas que também queria instalar torres no vilarejo e conseguimos fazer com que fossem instaladas em local mais distante, mas mesmo assim causou grande impacto ambiental. Depois foi o gasoduto da Gasmig que causou muitos danos a natureza”, relembrou Preta. Ainda segundo a presidente, os proprietários dos terrenos que serão afetados pelas torres já manifestaram-se contrários ao projeto.

Para o diretor da Serra do Trovão, organização ambientalista com sede na Chapada, Sergio Gadelha, é preciso encontrar outra alternativa de traçado. “Chapada está se transformando num corredor de linhas de transmissão, pois fica entre o parque da Serra de Itatiaia e o parque do Itacolomi. Esse já é o terceiro empreendimento de grande porte e o impacto é muito prejudicial para o meio ambiente e a comunidade. É preciso encontrar outras alternativas de traçado”, afirmou.

Reunião

Amanhã, sábado (4), haverá uma reunião entre representantes da Mantiqueira Transmissora de Energia SA e a comunidade para discutir o projeto. O evento será na sede da Associação dos Moradores, às 18 horas.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni