O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Segunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem início

Segunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem início

A Agência de Desenvolvimento Ecoonômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e a Prefeitura Municipal anunciam o início da segunda fase das obras do Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres. A empresa Hexágono Engenharia, vencedora do processo de tomada de preços, inicia os trabalhos, que estão previstos para 19 meses. As obras terão início ainda no mês de março.

O Paço da Misericórdia é uma ação destinada à preservação e promoção do patrimônio cultural e ao desenvolvimento sustentável local. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano da PMOP, pelo IPHAN e pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura) em dezembro de 2010. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o investidor, a título de “Colaboração financeira não-reembolsável”, no âmbito do seu Fundo Cultural. O patrocínio foi confirmado em fevereiro de 2012.

O projeto vai promover mais do que intervenções físicas no prédio da antiga Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. “É preciso que os monumentos cumpram sua função social e sejam reintegrados como instrumento público ativo na vida cotidiana da cidade, para que sua revitalização seja permanente”, afirma Vandeir Assis, gestor do Núcleo do Projetos da ADOP. Ele ressalta o uso público e sustentável, que está previsto no projeto. “O modelo de gestão do Paço da Misericórdia virá de um estudo técnico, a cargo do Sebrae”, completa Vandeir.

Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, “o Paço da Misericórdia é iniciativa que vem revolucionar artes e ofícios, artesanato, cultura, turismo e economia na vida de Ouro Preto e região. É instrumento poderoso para a valorização dos fazeres típicos e originais de Ouro Preto, incentivando a criação de postos de trabalho e o aumento da renda. Artesãos e artistas ganham um espaço espetacular, moderno e atraente, no coração da cidade. Será um verdadeiro shopping do turismo cultural, com praça de alimentação, museus, lojas, feiras, exposições, cursos e oficinas. A cidade há muito esperava esse equipamento e, como o Centro de Convenções, vai marcar uma nova era para o turismo. O Paço redesenha o futuro de Ouro Preto” comemora.

Parceiros

A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) é uma instituição privada, sem fins econômicos, apartidária, criada por meio da parceria entre empresas locais, poder público e sociedade civil, com a missão de ser agente do desenvolvimento sustentável do Município de Ouro Preto e do Estado de Minas Gerais na articulação, integração e fortalecimento da sociedade civil e empresarial, respeitado os patrimônios humano, natural, cultural e histórico. A ADOP mantém, desde janeiro de 2005, o Título Federal de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

A ADOP é parceira da Prefeitura Municipal de Ouro Preto na intervenção no Paço da Misericórdia e outros importantes projetos para o munícipio, viabilizando, principalmente, a captação de recursos e implementação dos mesmos.

O BNDES é uma das empresas que mais investe na preservação do patrimônio cultural brasileiro. De 1997 a 2010, o Banco destinou R$ 252 milhões a mais de 280 projetos que revitalizaram o patrimônio cultural brasileiro.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni