O atual secretário de Saúde de Mariana, Márcio Galvão, compareceu à 1ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 7. Na oportunidade, Galvão prestou esclarecimentos aos edis e assumiu compromissos públicos no que concerne às metas e ações enquanto estiver à frente da pasta. Até 2012, a proposta seria consolidar a política de saúde de Mariana por meio de ações de melhoria nos atendimentos, programa direcionados, parcerias e expansão dos serviços oferecidos.
Entre metas que foram levantadas pelo secretário estão à melhoria na política de assistência farmacêutica por meio de uma política de ampliação dos medicamentos, maior eficiência na saúde primária que hoje responde por 90% dos gargalos do setor, a implantação do Centro de Especialidades Médicas e dos programas de saúde do idoso e do deficiente e o treinamento dos cuidadores do município. “Outra ação que iremos ao encontro é a consolidação da política de saúde até 2012, que será a expansão do Programa Saúde da Família na sede e nos distritos por meio da construção de mais 7 PSFs, o que totalizará 22 instalados em nosso município”, afirmou.
Assim como os casos emergências, o secretário se comprometeu com a qualidade dos pequenos procedimentos e garantiu que a Pasta investirá na qualidade dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos pequenos exames, já que muitas vezes cidadãs da cidade se veem obrigados a realizar um exame de Hemograma em outra localidade. “Dentro de dois anos vamos colocar a saúde de Mariana no lugar que ela merece e estou à disposição dos vereadores para prestar esclarecimentos no tocante a essas metas e outros assuntos que dizem respeito à Pasta”, afirmou o secretário ao ouvir a reivindicações e sugestões dos edis.