Seguindo o princípio de minimizar os gastos públicos a partir da otimização das compras públicas e da gestão de estoque, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, vem realizando uma série de ações estratégicas. Na segunda-feira (29) representantes de todas as secretarias municipais participaram de uma reunião no almoxarifado central com o intuito de levantar o quantitativo de seus materiais estocados visando identificar a possibilidade de eventuais remanejamentos entre as unidades administrativas que compõe a máquina pública, atendendo assim todos os departamentos com os suprimentos necessários às realizações das atividades cotidianas.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Marlon Figueiredo, a ação prioriza diminuir os gastos com compra de material. “Esse levantamento é fundamental para que possamos otimizar a gestão dos insumos estocados no almoxarifado central e melhor aproveitar os materiais que são comprados por cada setor”, explicou pontuando que o remanejamento tem prioridade os materiais perecíveis, o que evitará também o desperdício, otimizando a aplicação do sistema PEPS (primeiro que entra primeiro que sai), que é uma ferramenta logística básica de gestão de estoque.
Todo o material estocado no almoxarifado foi levantado e apresentado a todas as secretarias, que após a realização de visita assistida poderão, através de comunicados internos, dar a devida destinação de uso, evitando desperdícios, atendendo suas demandas internas e evitando a realização de compras desnecessárias.
“Essa é somente uma de várias ações que a secretaria vem desenvolvendo no intuito de otimizar os gastos públicos. Estamos realizando outros levantamentos e conseguiremos reduzir ainda mais os as despesas do município e com transparência e responsabilidade”, finalizou Marlon lembrando a importância dessas ações e do apoio de todas as secretarias.