No dia 18 de maio, no auditório do Paço da Misericórdia, aconteceu o “I Fórum Municipal de Educação e Patrimônio”, evento idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, por meio da DPro/Casa do Professor, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, da Câmara Municipal e da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP.
Durante o Fórum, o prefeito Júlio Pimenta entregou ao vereador Chiquinho de Assis o projeto de Lei que propõe a criação de um programa educativo voltado para a educação patrimonial.
O projeto que institui o “Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o Meu Lugar”, foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito. Agora, com a Lei nº 1.101 de 21 de junho de 2018, o Poder Público assume a responsabilidade de implantar uma política pública permanente voltada para a Educação e o Patrimônio nas escolas da Rede Municipal.
A Lei permite ainda que o Executivo Municipal firme convênios, contratos e parcerias com os poderes públicos estaduais e federais, visando a ampliação da abrangência dos trabalhos, para que os alunos das escolas estaduais e federais também tenham acesso ao conteúdo do programa. Pretende-se que, até 2019, cerca de oito mil pessoas sejam diretamente envolvidas pelas ações do “Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o Meu Lugar”.