O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Recursos garantidos atendimento de urgência na Santa Casa de Ouro Preto

Recursos garantidos atendimento de urgência na Santa Casa de Ouro Preto

Por meio do esforço do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e do deputado estadual Thiago Cota, ficou acordado na terça-feira, 24 de abril, o pagamento das parcelas atrasadas referentes aos meses de fevereiro e março deste ano. O valor de R$400 mil reais é referente ao convênio Rede Resposta firmado entre o Governo do Estado e o Hospital Santa Casa de Ouro Preto.

O comunicado foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, em reunião com Júlio Pimenta, Thiago Cota, com a interventora da Santa Casa de Ouro Preto, Adriana dos Santos, e com a secretária municipal de Saúde, Flávia Perdigão, no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Desde fevereiro deste ano que a Santa Casa de Ouro Preto não recebe o dinheiro que é repassado pelo Estado. O hospital recebe o valor mensal de 200 mil reais do programa hospitalar Rede Resposta, que tem como objetivo complementar o custeio das equipes de urgência e emergência. A quantia é utiliza para pagar o plantão da equipe médica composta por obstetra, pediatria. ortopedista, cirurgião, anestesista, neurologia e clínica, que fica 24h por dia à disposição da comunidade.

Com a falta de verba, a Santa Casa enviou um ofício para as principais entidades do município avisando que pretendia suspender, a partir do dia 24 de abril de 2017, o serviço de atendimento Vaga Zero, no qual atende casos urgentes provenientes de SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Os casos referentes a esta urgência seriam alocados para os demais postos do município.

Visando garantir o acesso amplo à Saúde para os ouro-pretanos, o prefeito Júlio Pimenta, junto aos secretários e deputado, interviram para que a Santa Casa continuasse atendendo normalmente.

O prefeito diz estar muito feliz com o empenho do deputado, do secretário de Estado de Saúde, da interventora da Santa Casa de Ouro Preto e da secretária municipal de Saúde. Além disso, acrescenta que “é com união que as dificuldades serão vencidas e, juntos, podemos lutar por um hospital que é referência na região”. O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, ressaltou que mesmo em período de crise, o estado continuará lutando para tornar cada vez melhor o atendimento da Saúde em Minas. Por fim, o deputado Thiago Cota agradeceu a cooperação do estado em quitar a dívida.

Vale lembrar que a Prefeitura de Ouro Preto está repassando normalmente a verba que foi acordada com o hospital. Ao todo, o Município viabiliza 600 mil reais por mês.

De acordo com dados fornecidos pela Santa Casa, o hospital atendeu no mês de março, no serviço de Pronto Atendimento, 4.109 pessoas.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni