Por meio do esforço do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e do deputado estadual Thiago Cota, ficou acordado na terça-feira, 24 de abril, o pagamento das parcelas atrasadas referentes aos meses de fevereiro e março deste ano. O valor de R$400 mil reais é referente ao convênio Rede Resposta firmado entre o Governo do Estado e o Hospital Santa Casa de Ouro Preto.
O comunicado foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, em reunião com Júlio Pimenta, Thiago Cota, com a interventora da Santa Casa de Ouro Preto, Adriana dos Santos, e com a secretária municipal de Saúde, Flávia Perdigão, no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Desde fevereiro deste ano que a Santa Casa de Ouro Preto não recebe o dinheiro que é repassado pelo Estado. O hospital recebe o valor mensal de 200 mil reais do programa hospitalar Rede Resposta, que tem como objetivo complementar o custeio das equipes de urgência e emergência. A quantia é utiliza para pagar o plantão da equipe médica composta por obstetra, pediatria. ortopedista, cirurgião, anestesista, neurologia e clínica, que fica 24h por dia à disposição da comunidade.
Com a falta de verba, a Santa Casa enviou um ofício para as principais entidades do município avisando que pretendia suspender, a partir do dia 24 de abril de 2017, o serviço de atendimento Vaga Zero, no qual atende casos urgentes provenientes de SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Os casos referentes a esta urgência seriam alocados para os demais postos do município.
Visando garantir o acesso amplo à Saúde para os ouro-pretanos, o prefeito Júlio Pimenta, junto aos secretários e deputado, interviram para que a Santa Casa continuasse atendendo normalmente.
O prefeito diz estar muito feliz com o empenho do deputado, do secretário de Estado de Saúde, da interventora da Santa Casa de Ouro Preto e da secretária municipal de Saúde. Além disso, acrescenta que “é com união que as dificuldades serão vencidas e, juntos, podemos lutar por um hospital que é referência na região”. O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, ressaltou que mesmo em período de crise, o estado continuará lutando para tornar cada vez melhor o atendimento da Saúde em Minas. Por fim, o deputado Thiago Cota agradeceu a cooperação do estado em quitar a dívida.
Vale lembrar que a Prefeitura de Ouro Preto está repassando normalmente a verba que foi acordada com o hospital. Ao todo, o Município viabiliza 600 mil reais por mês.
De acordo com dados fornecidos pela Santa Casa, o hospital atendeu no mês de março, no serviço de Pronto Atendimento, 4.109 pessoas.