Visitas monitoradas ao Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) e ao Parque Horto dos Contos, por trilhas vivenciais, são poderosa ferramenta para ensinar com praticidade. Consolida, assim, conhecimento mais amplo, mediante desenvolvimento da sensibilidade com os seres vivos e pela responsabilidade com o ambiente. O objetivo geral do Projeto “A Escola vai ao Parque” é promover a educação ambiental dos alunos de ensino fundamental e médio das escolas da rede publica municipal, estadual e privada, do município de Ouro Preto, buscando a conscientização das crianças e jovens sobre valores que os levem a convivência harmoniosa com o ambiente em que vivem. As atividades de educação ambiental desenvolvem a reflexão e análise, exercitam e ampliam a percepção, criatividade e iniciativa, ao estimular maior contato entre as crianças e a natureza. Em contato com a natureza, percebe-se que há uma existência, em comum, entre o homem e o meio e, quanto mais unificado, mais equilibradas se tornam essas relações. E é dessa troca que vem o encantamento pelo tema, motivando o desejo pelo conhecimento e pela preservação.
A convivência harmoniosa com o ambiente ainda auxilia o aluno a analisar criticamente o principio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais da região tais como queimadas, dizimação da fauna e flora, mau uso e ocupação do solo e poluição dos recursos hídricos. Desenvolve-se assim, as competências e valores que conduzem a repensar e avaliar, de outra maneira, as atitudes diárias e as consequências dos atos sobre o meio ambiente em que vivem.
O projeto é desenvolvido na Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto por Maria das Graças de Melo Ferreira (diretora de Secretaria de Meio Ambiente), Guilherme Antônio Pereira Morais (engenheiro Florestal), Leonardo Monteiro Resende (técnico Agrícola), Edenir Ubaldo Monteiro (assessor), Damaris Plazas Garzon (estagiaria), Marisa Paula Gomes Pereira (estagiária), Sandra Aparecida Ferreira (estagiária ), Késsia Cristina de Paula (estagiária),Fabiana Silvia da Cruz (estagiária), Penha Aparecida Vicente (estagiária), Tatiana Rodrigues Lopes (estagiária), Narayan Costa Campos (estagiária), brigadistas voluntários e funcionários do Parque das Andorinhas e do Parque Horto dos Contos.
Neste projeto, já foram contempladas escolas públicas e particulares da sede e distritos, com 40 visitas programadas e orientadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto.