A Secretaria de Saúde de Ouro Preto vem ampliando o serviço de Atenção Básica, na sede e distritos, com objetivo de prevenção e não de tratamento, ao contrário do modelo curativo, que está em desuso. Neste sentido, vários trabalhos vêm sendo implementados na cidade com apoio e parcerias de órgãos ligados à Saúde e sociedade organizada.
Desta forma, no distrito ouro-pretano de Glaura acontecem atividades que estão gerando material impresso capaz de servir como fonte para a nutrição saudável em todas as idades, não só para a população ouro-pretana, mas para o estado de Minas e para o Brasil.
A equipe do PSF – Programa de Saúde da Família de São Bartolomeu e Glaura é formada por um médico de Família, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários que trabalham nas quatro unidades (Postos de Saúde) que integram o PSF Caminho dos Diamantes. O objetivo principal é prevenção das doenças e a promoção da saúde.
A parte assistencial inclui o atendimento à demanda espontânea, incluindo as consultas. A parte preventiva inclui a Puericultura (acompanhamento de criança entre zero a dois anos); pré-natal; trabalho com grupos operativos de hipertensos, diabéticos, gestantes e adolescentes; além de outros programas como, por exemplo, a atividade física. Os grupos operativos se reúnem com a comunidade para a realização de palestras sobre temas diversos (diabetes, hipertensão, saúde mental, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, gravidez na adolescência, etc).
A enfermeira Juliana, do PSF Caminhos dos Diamantes, diz que, por ser um programa que já atua na região há bastante tempo, o vínculo com a comunidade é mais estreito. Segundo a enfermeira, as pessoas procuram a equipe com freqüência para esclarecer as suas dúvidas. “Temos um prontuário completo sobre todas as famílias, incluindo renda familiar e alfabetização”, esclarece. Entre as ações de promoção à saúde destacam-se as de atividade física (ginástica) e as de culinária.
Atividade física e culinária:
Para o Secretario de Saúde de Ouro Preto, Ariosvaldo Figueiredo, as ações de promoção da Saúde, como as do PSF Diamante, significam uma evolução no serviço de Atenção Primária à Saúde que, progressivamente, vai substituindo o antigo modelo curativo.
O PSF, que congrega 1.723 pessoas residentes em Glaura, Soares, São Bartolomeu e em Capanema, é coordenado pela enfermeira Juliana Ferreira da Costa que desenvolve outras ações pioneiras no setor da chamada saúde preventiva. Para a enfermeira Juliana, entre as iniciativas que ganharam a adesão da comunidade de Glaura está a ginástica em suas diversas modalidades: Aeróbica, Localizada, Alongamento e Relaxamento, sendo que este trabalho começou em abril de 2010. “Iniciamos as nossas ações com as caminhadas, estimulando as mudanças no estilo de vida. Precisávamos de coisas mais práticas, pois informações todos já tinham. O problema é que durante as caminhadas começaram a faltar várias pessoas. Com a vinda dos alunos de Educação Física da Ufop partimos para a Ginástica, que é realizada todas as terças e quintas-feiras” explica a enfermeira.
No salão Antônio Ferreira Xavier, onde funciona o Centro Comunitário de Glaura, cerca de 50 mulheres e alguns homens, todos demonstrando muito bom humor e preparo físico, participam dos exercícios comandados por Juliana. A média da pressão arterial dos “atletas” varia entre 11 x 8 a 13 x 8, atestando a boa saúde dos mesmos.
De acordo com Ariosvaldo, a ginástica é uma parceria com a Ufop por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), na qual os alunos dos cursos de Educação Física e Farmácia fazem os seus estágios. Cada profissional fica responsável por um grupo de alunos. Junto com as caminhadas, foi iniciada a oficina de culinária para garantir-lhes alimentação mais saudável. “Os pacientes traziam as receitas para cozinhar na própria casa onde funciona o Pólo Cultural de Glaura. Posteriormente, as receitas deram origem a um livro” lembra o secretário.
Livro é lançado em Congresso de Medicina Familiar
O livro de culinária é uma publicação especialmente elaborada pelos integrantes das oficinas de culinária do Programa de Saúde da Família, do distrito de Glaura, realizada em pareceria com a Universidade Federal de Ouro Preto.
Está é apenas uma mostra das inúmeras ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e a Ufop, com o apoio do Programa de Educação pelo Trabalho Para a Saúde (PET Saúde) do Governo Federal.
Os primeiros exemplares foram lançado recentemente durante a realização do Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Uberaba.
Outros exemplares serão distribuídos em Ouro Preto nos postos de saúde em 2011. Editado pela gráfica da Ufop, o livro contém, por exemplo, sugestões para uma alimentação mais saudável e ao alcance da maioria dos moradores de várias regiões de Ouro Preto e de Minas Gerais.