Membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e da secretaria de Turismo usaram a palavra livre durante a reunião de vereadores da segunda-feira (10) para apresentar o Plano Municipal de Turismo da Cidade. O documento, que está vinculado ao Plano Estadual e Nacional de Turismo, orienta o processo de desenvolvimento das atividades do setor.
O secretário da pasta, Ubiraney Figueiredo, explicou que o plano passou por atualização ao longo do ano passado, já que foi criado em 2006 com vigência de 10 anos. “Em 2016 houve a necessidade da atualização, promovemos oficinas, atividades e encontros ao longo do ano. Os programas também foram atualizados, e hoje temos, seguramente, um dos planejamentos mais modernos e dinâmicos na Região dos Inconfidentes”, garantiu Ubiraney, que ainda destacou que o município já recolhe ICMS Turístico devido às iniciativas da atual gestão desde o primeiro mandato.
A diretora de Turismo, Micheline Rodrigues, explicou as ações e metas já alcançadas a partir das atualizações. “Nós já conseguimos consolidar algumas atividades: visitação à Fábrica da Coca-Cola, a Jardineira Turística – City Tour Itabirito, que é o trajeto aos principais pontos turísticos da cidade a bordo de uma jardineira, e passeios a cachoeiras do distritos de Acuruí a bordo do Brucutu, um jipe de aventura com 12 lugares. A viação Gastronômica, que começa agora no dia 15 e vai até o dia 14 de maio, também faz parte do plano”, enfatiza.
O vereador Max Fortes (PSB) comparou a atualização do Plano a inauguração de uma grande obra. “Eu costumo dizer que a construção da política pública municipal, na qualidade desta apresentada, para mim tem o mesmo valor da inauguração de uma grande obra. Para nós é motivo de muita alegria, pois é também uma diversificação da nossa economia”, parabenizou o edil. “É muito importante que o Poder Legislativo acompanhe essa evolução, nos instrua também no sentido de cada vez mais trazer o processo da legalidade para essa ambiente das políticas públicas municipais, pois é o que traz a perenidade dessas ações, independente do governo”, ressaltou o secretário.
Em 2009, Itabirito foi o primeiro município brasileiro a ser reconhecido pelo Ministério do Turismo como melhor gestão de destino turístico do Brasil.