Com o objetivo de ofertar um serviço ainda mais qualificado ao turista que visita Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) lançou em maio a campanha “Hospedagem Legal”.
A campanha é destinada às empresas prestadoras de serviços de meio de hospedagem (hotéis, pousadas, hostels, apart hotéis e similares) e visa aumentar o número de cadastro de prestadores de serviços turísticos em Minas Gerais junto ao Cadastur.
O cadastro também permite ao prestador de serviço a participação em eventos, feiras, programas de qualificação e ações promovidas pela Setur-MG e pelo Ministério do Turismo (MTur) e viabiliza aos empreendedores a participarem de licitações e obter financiamento em bancos oficiais. Além desses benefícios, ter o selo do Cadastur será condição para a promoção do meio de hospedagem no portal do turismo de Minas Gerais: www.minasgerais.com.br
A atividade de meio de hospedagem passou a ser obrigatória a partir da publicação da Lei Federal 11.771/2008 (Lei do Turismo). Desde então, o cadastro é uma exigência legal para que as empresas do setor possam exercer suas atividades.
Vale ressaltar que o cadastro é gratuito, importante para o turismo de Minas Gerais e não gera nenhuma despesa ou imposto para a empresa.
Cadastur
Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e também no Distrito Federal.