O Liberal
Itabirito
3 min

Parque Ecológico comemora seus nove anos com várias atividades

Parque Ecológico comemora seus nove anos com várias atividades

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma série de atividades ecológicas, educativas e lúdicas em comemoração ao aniversário de nove anos do Parque Ecológico. Durante todo o dia, cerca de 200 pessoas vieram prestigiar a data, dentre eles estudantes da rede pública, integrantes da APAE, alunos da Casa do Adolescente e moradores. Eles participaram de oficinas diversas, educação ambiental com répteis, doação de mudas e aulas de danças.

Segundo a administradora do Parque, Laura de Matos, o evento foi um sucesso pelo elevado número de participantes, pelo alto grau de interação e por terem pedido a realização de mais atividades semelhantes fora das datas comemorativas.

Laura ressalta a importância dessas atividades para aproximar a população do Parque. “É importante despertar nos usuários o sentimento de pertencimento ao espaço, aumentando o cuidado e o respeito ao local. É gratificante ver a satisfação e disponibilidade das pessoas em frequentarem o parque e descobrirem a cada dia mais os mistérios e belezas da natureza”, explicou.

Isso pôde ser comprovado com a operadora de Caixa, Monique Silva de Jesus, uma das mais animadas participantes da Oficina de Retalhos. “Adoro vir ao Parque aprender coisas novas, principalmente tudo o que diz respeito a artesanato. Eu adoro decorar minha casa e repassar o que aprendi para a minha filha”, afirmou.

A professora de artesanato da Casa do Adolescente, “Coisinha”, explicou que é sempre bom ministrar cursos no Parque por ser um local belo e agradável. Para comemorar o aniversário, trouxe para os alunos uma Oficina de Retalhos. “Ensinei a eles como montar um belo ipê por meio de reaproveitamento de material reciclável, no caso retalhos”, contou.

A dança cigana apresentada pela professora Dalila Cotta foi outra atividade que chamou atenção dos participantes. Ela ministrou uma aula com quatro alunas e falou da satisfação em se apresentar em um local tão bonito como o Parque.

Outro ponto alto da festividade foi a doação de mudas de espécies nativas como: ipê amarelo e roxo, pau ferro, pau brasil, farinha seca, araçá, sibipiruna e frutíferas. Segundo o diretor de Operações Ambientais, Miguel Ribon, foram entregues cerca de 100 mudas durante todo o dia. “Tal atividade é algo corrente aqui no parque para ressaltar a importância do reflorestamento para melhoria da qualidade de vida da população”, disse Miguel.

Outra atividade ambientalmente correta foi o recebimento de pilhas, baterias e o óleo de cozinha usado. As atividades finalizaram com aula de zumba que são realizadas todas as quintas-feiras, às 17hs.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni