Além da Fábrica de Laticínios e Entrepostos de Mel, a instalação da Processadora Básica de Alimentos também está prevista para o local
Com a conclusão das obras prevista para outubro de 2011, o Parque Agroindustrial pretende desenvolver o agronegócio local. O espaço visa acolher unidades industriais e algumas edificações da Prefeitura. De acordo com Nilcéia Freitas, coordenadora na Gestão de Projetos e Tecnologias Sociais (GETECS), o local contará com toda a infra-estrutura urbana, pavimentação asfáltica, iluminação, sistema de drenagem e uma Estação de Tratamento de Águas Residuárias Industriais.
A expectativa com a instalação da Fábrica de Laticínios e o Entreposto de Mel, no distrito de Padre Viegas, é de fazer com que a pecuária leiteira e a apicultura ganhem espaço no município. A produção de leite, por exemplo, é hoje a maior renda para os produtores rurais de Mariana, afirma Nilcéia. Entretanto, a produção ainda é pequena para a extensão da cidade. Além disso, está previsto para a região a instalação da Processadora Básica de Alimentos e de dois Centros de Distribuição Municipal.
O Parque Agroindustrial, constituído em forma de condomínio empresarial, fará com que o produtor obtenha mais lucros na produção de leite. A partir da industrialização do laticínio, o produtor terá ainda a garantia de receber mais pelo leite produzido. Assim, o município deixará de produzir apenas 20 mil litros e atingirá a marca de 100 mil, assegura Nilcéia Freitas.
Além do incentivo ao produtor rural, a conclusão do projeto irá render ainda cerca de 190 empregos no período em que as instalações já estiverem em funcionamento. O projeto é mais um convênio da Prefeitura Municipal com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).